Pagar a vista dói no coração? Olha só, cartão de crédito não.


Olha, quando eu mesmo vou comprar algo, sempre dou uma "chorada" no preço... afinal de contas, nessa nossa crise financeira, pechinchar é a melhor saída pra sempre economizar uns trocados.
Como não sou apenas eu que faço isso, mas sim 90% da população (não digo 100% porquê seria abuso), existe explicações meio científicas relatando esse fato. Atentem que foram cientistas (puxa!) que pesquisaram sobre o assunto... eu heim.

Quatro estudos (e pra variar, eram americanos...) sugeriram que consumidores acabam gastando menos quando pagam à vista, em relação a quando pagam usando crédito.
Além disso, elas também gastam menos quando precisam estimar seus gastos de forma mais detalhada.
Um dos cientistas comentou que quando usamos dinheiro vivo, maior fica o medo de gastá-lo, ou pra resumir, dá aquela dor no coração colocar nosso suado dinheirinho na mão daquele vendedor que nada mais quer que te sugar até tirar seu último centavo.

Os pesquisadores dessa "fabulosa" pesquisa pediram aos participantes (que deveriam ser muitos, pelo visto) que examinassem vários cenários e respondessem a quanto gastariam pagando à vista ou usando outras formas de pagamento.
No primeiro estudo, em que extraordinárias e americanas 114 pessoas se depararam com o cenário de uma refeição em um restaurante, os resultados mostraram sem nenhum tipo de dúvida que as pessoas sentem menos "remorso" de pagar a alta conta do restaurante usando o cartão de crédito que pagando a vista. E, pra ser sincero, isso é bem verdade... eu mesmo, sempre que saiu, a vontade de usar um cartão (só uso débito... sou esperto, não?) é bem maior sempre...

Em uma outra parte do estudo feito, 130 pessoas receberam uma nota de R$ 2,00 e um vale-compras no valor de R$ 5,00. E advinha? Preferiram gastar os vale-compras ao invés da grana que pegaram. Bom, da minha parte, guardaria o vale-compras pra comer na rua quando estivesse morto de fome em qualquer dia da vida... vai saber vai precisar de um, não acha?
Em suma, não importa o que usemos, seja CC ou grana viva, o importante é chegarmos aonde queremos e fazer o que merecemos... vai que alguém aí sai com a namorada e vai pagar o jantar com vale-refeição?
Não seria mico, seria motivo para pegar o indivídio e lhe dar alguns pontapés.