Cérebro descansa quando nosso trabalho é monótono. Qualé heim?

Quem aí já não dormiu no emprego que atire a primeira pedra. E quem também já não cometeu uma falha no trampo que atire um saco de pedras. Eu mesmo numa antiga empresa que eu trabalhava, nos primeiros dias fiz tanta merda (claro, pois eu estava numa área diferente de meu ramo de serviço) que fiquei impressionado ter ficado na empresa várias meses após ainda...
Recentemente um estudo feito com vários trabalhadores, deixou claro que trabalhos monótonos podem fazer com que o nosso cérebro entre no estado de "piloto automático" e leve as pessoas a cometer erros em tarefas que, aparentemente, seriam simples até para crianças com pouca massa cinzenta.
Trabalhos tediosos deixam nosso cérebro em "modo ocioso", ou seja, é tão ruim o que estamos fazendo que o dia passa até mais rápido no trabalho. No final das contas até que seria bom né? Seria bom se nos mantivéssemos no emprego depois de falharmos tantas vezes... mas não vem ao caso isso agora né.
As falhas, quando ocorridas, podem ser cometidas também podem ser previstos com até 30 segundos de antecedência, com base na análise dos padrões de atividade no cérebro.
Trinta segundos... já imaginou você olhar para seu colega de trabalho, daí de repente você percebe que ele vai fazer alguma travessura, tenta avisar, mas ele foi mais rápido que seu cérebro? Seria de matar... de rir.
É como se perdessemos o controle do nosso cérebro por alguns segundos. Podemos estar tão estressados com nosso serviço que fazemos coisas sem pensar. Já quando trabalhamos no que gostamos, nossa atenção fica muito maior. Prestem atenção nisso.

Como esse estado começa cerca de 30 segundos antes de o erro ser cometido, os cientistas afirmam que um sistema de alerta poderia ser criado para que a pessoa permaneça mais concentrada e tenha mais cuidado.