Descoberto dois novos tipos de vírus em ar-condicionado

A pouco tempo atrás, alguns investigadores franceses descobriram dois novos tipos de vírus, que batizaram como Sputnik e Mamavirus, escondidos em amebas provenientes dos circuitos de arrefecimento de água de sistemas de climatização, os ar-condicionados.
O Mamavirus é o segundo vírus gigante descoberto. Destrona o Mimivirus, até agora considerado o maior dos vírus, descoberto em 2003 pelos cientistas do Centro Nacional de Investigação Científica (CNRS, na sigla francesa) em Marselha.
[i]"O Mimivirus, um agente potencial de pneumonia, é ligeiramente mais pequeno do que o Mamavirus, mas pertencem à mesma família"[/i], comenta o Professor Bernard La Scola, co-autor juntamente a outro cientista, Didier Raoult, deste trabalho publicado na revista científica britânica Nature. Esses vírus gigantes atingem o tamanho de bactérias, a ponto de se tornarem visíveis através de um microscópio comum.
O Mimivirus, com um diâmetro de meio micron (um micron corresponde à milésima parte de um milímetro), foi durante muito tempo confundido com uma bactéria.
O Sputnik, por outro lado, foi encontrado no Mamavirus graças à potência de um microscópio electrónico.