Sabe como funciona o cubo mágico? Quer saber dicas sobre como resolver? Veja.

O Cubo de Rubik, comumente chamado de cubo mágico, é o nome dado ao jogo de quebra-cabeças tridimensional, que já irritou muitas pessoas pela quantidade de tentativas que fizeram para o resolver, e algumas delas sem sucesso.

O cubo mágico foi criado pelo Húngaro Ernõ Rubik, em 1974. Este jogo é internacionalmente conhecido, tendo já atingido um total de 900 milhões de unidades vendidas, sendo que muitas delas são imitações.
É possível atingir o impressionante número de 43.252.003.274.489.856.000 combinações diferentes, daí podermos antever a quantidade de vezes que este jogo já deu a volta à cabeça de muitas pessoas.

Apesar da difícil tarefa para o concluir, o objetivo do cubo de Rubik é simples: montá-lo para que as suas faces contenham apenas peças da mesma cor. É composto por 26 pequenos cubos que formam as faces e que se articulam entre si e de um cubo interno que serve para manter a sua forma.
Os cubos centrais estão sempre
fixos, ou seja, o cubo central azul é oposto ao verde, o amarelo ao branco e o vermelho ao laranja. A cor do cubo central determina a cor de cada uma das faces que pretende ordenar.

O chamado “número de Deus” é o número mais baixo de tentativas, desde que se iniciou, há cerca de 30 anos, a procura pela rápida solução para o cubo mágico. Foi na década de 80 que o jogo começou a tornar-se mais popular e começou a dar que falar, isto porque o matemático Morwen Thistlethwaite conseguiu resolver o quebra-cabeças do cubo mágico usando apenas 52 movimentos.
Desde então, este número tem vindo a ser reduzido. Em 2005 o menor número de movimentos para resolver o cubo foi de 28, já em 2007 foi 26, em 2008 passou para 22, e finalmente em 2010 conseguiu-se resolver o cubo mágico em apenas 20 movimentos.

Para chegar a este cálculo, uma equipa liderada por Morley Davidson, e constituída por um matemático, um engenheiro do Google e um programador, dividiram todas as possibilidades em 2.200 milhões de grupos, cada um com 20 mil milhões de posições distintas.
Com base nesta divisão, os investigadores usaram as ferramentas da Google para processar os dados e chegaram à conclusão que a probabilidade de existir uma combinação que precise de mais de 20 movimentos é muito baixa. Tudo isto resulta na conclusão que o número de Deus é de apenas 20 movimentos para resolver o cubo de Rubik.

- O cubo mágico tem várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, que é composta por 54 faces e 6 cores diferentes, com arestas de aproximadamente 5,5 cm. 
Existem ainda outras versões, menos conhecidas, que são a 2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5, etc. 

- O cubo mágico possui 43.252.003.274.489.856.000 de combinações diferentes; - Em janeiro de 2001, o australiano Feliks Zemdegs bateu o recorde mundial de menor tempo para resolução do cubo mágico, em apenas 5.66 segundos; 

- O criador do cubo mágico demorou um mês para o resolver; - O recorde do maior número de pessoas a resolver o enigma do cubo colorido, ao mesmo tempo, pertence a 96 habitantes de Santa Ana, na Califórnia, nos Estados Unidos.

Em Janeiro de 2011, o recorde mundial de resolver o cubo mágico (ou cubo de Rubik) foi conseguido pelo Australiano Feliks Zemdegs, conseguindo resolver o enigma nuns surpreendentes 5,66 segundo.

Sabe como resolver o cubo mágico em 20 passos? O número de Deus, como mencionado acima, é o menor número de movimentos possíveis que são necessários para resolver o enigma do cubo de Rubik.
Abaixo, confira na imagem a dica de como terminar no menor número de passos. Resolva o cubo mágico em apenas 20 passos. Veja: