O estudo, que analisou 3,5 mil adultos, descobriu que quase 60% dos trabalhadores estudados têm a pior noite de sono no domingo.
Mais de 25% dos pesquisados admitem que pedem um dia licença na segunda-feira depois de ter uma noite de sono interrompida.
A pesquisa também descobriu que cerca de 80% das pessoas dormem melhor na noite de sexta-feira, no final da semana de trabalho.
Neil Stanley, especialista em sono do Hospital da Universidade de Norfolk e Norwich, afirma que a preocupação com o trabalho é uma das razões para uma noite sem sono, mas não é a única.
"Os padrões de sono foram bagunçados pelo fato de as pessoas dormirem até tarde ou ficarem acordadas até tarde da noite; as pessoas não fazem muita atividade física ou mental no domingo e há probabilidade de uma grande refeição que vai pesar no estômago", disse.
Para o especialista, a melhor forma de combater a insônia na noite de domingo é permanecer acordado e ativo durante o dia e manter padrões de sono constantes.
"O que o seu corpo quer de verdade é ir para a cama e acordar na mesma hora todos os dias", diz o especialista.
O sono interrompido é considerado uma das principais causas da falta de concentração no trabalho, do aumento da irritabilidade em relação a chefes e até mesmo de funcionários que cochilam em suas mesas de trabalho.
Cerca de metade dos pesquisados afirmaram que sofrem com a falta de concentração, que provoca erros.
Um em cada três dos pesquisados diz que ficou irritado com seus chefes e colegas e um quinto afirma que cochilou em algum momento.
Segundo outras pesquisas realizadas com o mesmo intuito que essa, mais de 23 milhões de trabalhadores britânicos afirmam que perdem uma hora de sono a cada noite, pois temem a hora de ir para o trabalho no dia seguinte.
Os pesquisados apontaram como causa o fato de lidar com um chefe difícil, participar da apresentação de um projeto ou ter perdido um prazo para entregar um trabalho.
Já no meu caso, em particular, posso estar ou não em uma empresa, que sempre meu sono de sábado para domingo e domingo para segunda, principalmente, sempre foram péssimos. Quando tenho que entregar algo no trabalho, ou sei que tem problema pra mim resolver na segunda, não tou nem aí. Mando tudo ir se f*d*r e pronto, tento ter pelo menos um dia relativamente agradável com minha família. Mas isso varia de pessoa pra pessoa...