Sabe como se calcula a idade canina? Veja.

Comumente ouvimos que, para calcular a idade de um cão, basta multiplicar cada ano por sete, e esse número corresponde à idade teórica do cão. A verdade é que nem tudo o que é dito no meio popular, corresponde à realidade dos fatos em si.

Idade canina varia de raça para raça
Esta relação a que estamos habituados a ouvir não corresponde à realidade, já que a idade do cão varia com a raça e o porte do animal.

Tal como cada ser humano tem o seu próprio tempo de envelhecimento, também os animais seguem a mesma tendência. O tipo de alimentação, as doenças e os cuidados em geral que os animais recebem dos seus donos, ajudam a retardar o envelhecimento, apesar de estes fatores não serem determinantes.   

Para se calcular, basicamente, a idade do cão, o cálculo da idade varia de acordo com o porte e a raça, ou seja, os cães de grande porte apresentam um envelhecimento mais rápido se comparado aos de pequeno porte. Outro ponto que deve ser levado em consideração
para quantificar a idade real de um cão é baseado no envelhecimento do cão, que é mais acentuado nos dois primeiros anos de vida, ou seja, para a maioria das raças o primeiro ano de vida corresponde a 15 anos relativamente à idade humana, enquanto que o segundo ano corresponde aos 24 anos da idade humana.

Após o terceiro ano de vida do cão, o cálculo sofre uma pequena alteração e a partir daí cada um envelhece de acordo com o seu porte e raça. Assim sendo, a média (a partir dos 3 anos) é a seguinte: para cães de pequeno porte podemos multiplicar a sua idade por 5 e para cães de porte médio multiplicamos a sua idade por 6 e multiplicamos a sua idade por 7 ou por 8 se forem cães de grande porte.

Como já mencionado, os cálculos não são totalmente exatos e não são via de regra, porém deve-se levar em consideração que, pela enorme quantidade de raças no mundo, os cálculos acima possuem uma porcentagem de erro ainda pequena.