Criada uma nano partícula que utiliza a luz e o calor para destruir tumores.

É orgânica, biodegradável e de estrutura nano.
Pesquisadores do Hospital Princesa Margarita da Rede de Saúde Universitária em Ontario (Canadá) criaram uma nanopartícula que usa a luz e o calor para tratar tumores.
Segundo explica Gang Zheng, pesquisador responsável pelo estudo, as descobertas são importantes dado a que a diferença de outras nano partículas, combinaram no laboratório duas
moléculas que eram produzidas de forma natural (clorofila e lipídeos) para criar uma nano partícula única que mostra potencial para numerosos tipos de aplicações baseados na luz.
A estrutura da nano partícula, que é como um miniatura de um colorido balão de água, permite que possa ser preenchida com fármacos para tratar o tumor ao qual se dirige.

A nano partícula pode também ser utilizada para as imagens fotoacústicas, que combinam luz e som para
produzir uma imagem de super alta resolução que pode ser empregada para descobrir tumores. Um dos autores do trabalho, Jonathan Lovell, acrescenta que uma vez que a nano partícula atinge seu tumor objetivo se torna fluorescente para indicar missão cumprida.
A terapia foto térmica utiliza luz e calor para destruir os tumores. Graças à capacidade da nanopartícula de absorver muita luz e acumular nos tumores, um laser pode esquentar com rapidez o tumor a uma temperatura de 60 graus e destruí-lo.
Os resultados do trabalho foram publicados na edição digital da revista Nature Materials.