Sabe qual a expectativa de vida do espermatozóide após a ejaculação? Descubra.

Algo que acontece quando alguém faz xixi na água das piscinas de clubes e outras de áreas públicas, um produto químico diluído faz com que a mesma mude de cor, delatando o mijão em frente aos demais. Agora, tido como lenda urbana ao redor do globo, diz também que se alguém ejacular na água é possível deixar grávida alguma garota que nade ali por perto. Porém, fiquem tranquilos/as: podem mijar e ejacular em uma piscina pública sem nenhuma dessas preocupações, mas lógico que preferencialmente é melhor que não o faça pelo bem de todos, ainda que seja muito bom sentir aquele "quentinho".
Na prática, o sêmen, para quem não quer ficar grávida, resulta algo bem parecido como uma substância contaminada por radiatividade. Há mulheres que nem sequer
toleram que encoste na pele o esperma... e se, caso alguém faça isso na piscina, ir acabar entrando na vagina de alguma mulher? E se existirem espermatozoides "saltitantes"?

Pois, neste caso, vamos tentar desmitificar um pouco este medo a respeito do sêmen, procurando saber quanto tempo um espermatozoide é capaz de sobreviver quando abandona o corpo do homem na corrida pela vida. Ironicamente, os espermatozoides não se dão muito bem com as vaginas. Mais de 99% dos espermatozoides da ejaculação morrem na vagina antes de chegar às trompas de Falópio, dado o ambiente ácido que enfrentam (coitados). Por isso, um homem que conte com menos de 20 milhões de espermatozoides por ejaculação é considerado infértil.
Depois de introduzido no corpo da mulher, o esperma costuma seguir fértil entre 48 a 72 horas, mas só nas condições favoráveis e ideais, isto é, durante os dias da ovulação, que é quando o pH vaginal está acima de 6. O grau de acidez do ambiente ideal para um espermatozoide é de 7-7,5, e a temperatura média idela está entre os 37 ºC e os 37,5 ºC.

Há outros fatores que poderiam influir na sorte dos espermatozoides. Por exemplo, um estudo realizado pelos pesquisadores britânicos Robin Baker e Mark A. Bellis, ainda que não concludentes, sugerem que o orgasmo oferece às mulheres uma forma de controlar o esperma masculino.
Se houver orgasmo, atrai-se mais esperma; se não há, se repele em certa medida. Se a ejaculação acontece fora da vagina, a expectativa de vida do espermatozoide é muito curta. Dependendo da umidade e da temperatura, podem durar apenas alguns minutos. Na verdade, os espermatozoides foram distinguidos pela primeira vez em 1679 por Antoni von Leeuwenhoek, inventor dos primeiros microscópios potentes.