Um pouco mais de curiosidades sobre a astronomia

Muitas coisas sobre a galaxia e universo não são tão conhecidos pela população em si. Abaixo listei mais algumas curiosidades sobre nosso perfeito e fantástico universo.


* O nome mais longo de estrela é Torcularis Septentrionalis, dado à estrela ômicron Piscium da constelação de Peixes

* A constelação do Cruzeiro do Sul é formada por 54 estrelas; porém, somente 5 são visíveis a olho nú


* Se o Sol morresse de morte súbita, nós só saberíamos que ele apagou 8 minutos e 15 segundos depois. Isso porque a luz leva esse tempo para chegar até nós.

* O Corpo Celeste mais distante visível a olho nú é a Grande Galáxia, em Andrômeda, conhecida como Messier 31.

* Estima-se que a nossa galáxia, a Via-Láctea, é composta por aproximadamente 200 bilhões de estrelas.

* A Via-Láctea tem um diâmetro de aproximadamente 70.000 anos-luz.

* Uma estrela anã é tão densa que ali um objeto do tamanho de um dado pesaria como um carro

* Se a estrela Próxima de Centauro morresse agora, nós só saberíamos dentro de 4 anos e três meses. Sua luz leva esse tempo para chegar até nós. imagine a distância a que ela se encontra daqui.

* As estrelas não piscam. Nós vemos as estrelas piscando por causa da turbulência da atmosfera terrestre, que interfere na luz emitida por elas.

* Planeta em grego significa errante, viajante. Os gregos da Antiguidade denominaram estes corpos celestes de planetas porque os observavam "viajando" entre as estrelas "fixas".

* Se o Sol fosse comparado auma bola de basquete, Júpiter seria uma bola de golfe; Saturno, uma bolinha de ping-pong; Urano e Netuno, bolinhas de gude; e Plutão, menor que a metade da cabeça de um alfinete. Júpiter tem 318 vezes a massa da Terra e Plutão apenas dois milésimos.

* Se morássemos em Netuno, nunca faríamos aniversário, pois um ano é o tempo que o um planeta leva para dar a volta ao Sol, e Netuno leva 165 anos terrestres para fazer essa trajetória.