Córneas artificiais permitem restaurar visão

Córneas biossintéticas implantadas cirurgicamente permitiram restaurar parcialmente a visão de alguns doentes, segundo um pequeno ensaio clínico realizado na Suécia com dez pacientes.
A investigação, a cargo de uma dupla de cientistas suecos e canadianos e publicada recentemente na revista
médica Science Translational Medicine, revela que as córneas criadas em laboratório podem incitar os nervos e tecidos oculares danificados a regenerarem-se, restaurando a visão no olho humano da mesma forma com que o fazem as córneas de dadores.

"Este estudo clínico é importante porque, pela primeira vez, mostra que uma córnea fabricada artificialmente pode integrar-se no olho humano e estimular a regeneração dos tecidos", afirmou o seu principal autor, May Griffith, do Instituto de Investigação do Hospital de Otava, no Canadá.
Após a investigação, a taxa de sucesso completo do procedimento entre 112 doentes voluntários beirou os 77%.
Para os cientistas, as córneas biossintéticas feitas com colagénio (proteína humana) são uma esperança para os doentes que necessitam de transplantes de córnea mas que não têm doadores. O seu implante evita algumas desvantagens associadas ao tecido humano regular, como a possível transmissão de uma doença por parte do doador e a rejeição.

A visão humana depende da córnea, uma película de tecido transparente que cobre a superfície dos olhos e que refrata a luz para focar as imagens na retina. A película é frágil e pode danificar-se facilmente devido a uma infeção ou a um desprendimento.
O médico May Griffith colaborou com o cirurgião sueco Per Fagerholm, da Universidade de Linköping, onde se realizaram as intervenções cirúrgicas.
Fagerholm e os seus colegas retiraram o tecido afetado das córneas de um dos olhos de dez doentes e substituíram-nas por implantes biossintéticos. Os médicos seguiram a evolução dos pacientes durante dois anos após a cirurgia e observaram que as células e os nervos de nove de dez doentes voltaram a crescer e a envolver o olho completamente.

Em geral, a visão melhorou em seis dos dez pacientes operados e, depois de terem começado a usar lentes de contato, todos tiveram uma visão equivalente ao transplante convencional de córnea com tecido humano. Os doentes não rejeitaram o implante.
A perda da visão devido a doença ou lesão na córnea atinge mais de dez milhões de pessoas no mundo.
A falta de doadores de córnea tem sido uma das grandes preocupações dos médicos, porém é um dos motivos que mais incentiva essa pesquisa.