Cheiros que nos fazem bem e felizes

O elo entre o cheiro e a memória é muito forte. Segundo a Dr.ª Pamela Darton, "o olfato tem o poder de nos fazer lembrar do passado e nos levar a locais ou ocasiões felizes, ou nos fazer recordar de uma pessoa especial, suscitando sentimentos de saudade e conforto".
Nesse aspecto, as memórias que incluem lembrança de odores têm tendência para serem mais intensas e emocionalmente mais fortes. Um odor que tenha sido
encontrado só uma vez na vida pode ficar associado a uma única experiência e então a sua memória pode ser acionada automaticamente quando voltamos a reencontrar esse odor.

Neste sentido foi realizado, no Reino Unido, um estudo com aproximadamente 4000 pessoas, com o intuito de examinar os cheiros que consideramos mais interessantes. Os investigadores concluiram que o cheiro de pão acabado de fazer está sempre no topo da lista, seguido pelos aromas de lençóis recém-lavados e relva acabada de cortar.
Curiosamente, enquanto as mulheres afirmam que determinados cheiros lhes põem um sorriso no rosto, por serem familiares ou por lembrar alguém de quem gostam, os homens preferem cheiros mais fortes e excitantes. Seja como for, 94% dos homens afirmaram que era importante que as respectivas casas cheirassem bem, sendo que metade deles afirmaram que um bom aroma os ajuda a descontrair.

Um dos cheiros que mais mexem com nossa percepção, possivelmente, são os abaixo:

- Pão acabado de fazer;
- Lençóis lavados;
- Relva acabada de cortar;
- Flores frescas;
- Café acabado de moer;
- Ar fresco após uma chuvada;
- Baunilha;
- Chocolate