Alcoolismo é e deve sim ser considerado doença. Veja porque.

O alcoolismo, ao contrário do que alguns pensam, é considerado sim uma doença. E isso vem sendo analisado assim desde os anos 50, pela OMS(Organização Mundial de Saúde). O alcoolismo além de poder ser destrutivo tanto na vida familiar quanto no cotidiano do trabalho, é uma doença que pode ser divida em algumas partes, dentre elas progressiva, reflexiva e de determinação fatal

Progressiva
Se manifesta lentamente ao longo dos anos sem que a pessoa perceba. Nesses casos, geralmente o alcoólico é o último a perceber (e isso quando percebe, pois geralmente o indivíduo sempre nega que esteja dependente)
Em tese, geralmente os homens levam de 8 a 10 anos para se tornarem dependentes. Já as mulheres levam de 3 a 5 anos.

Reflexiva
Atinge as pessoas que estão em volta do alcoólico como os familiares amigos, vizinhos e afins, sendo que ha possibilidade de elas também adoecerem, necessitando de tratamento. Isso ocorre porque, uma pessoa vendo a outra beber, principalmente da própria família, acha que ela também pode beber e começa um ciclo intermínavel, pois muitas pessoas não conseguem ter força de vontade para seguirem seus próprios instintos. Nesse caso, influência (direta ou indireta) dos pais, parentes ou amigos próximos, acabam por atingir essas pessoas.

De determinação fatal
Leva a morte e também provoca, no meio em que a pessoa vive, desentendimentos, brigas e, em casos mais extremos, pode fazer com que as brigas causem mortes ou acidentes mais graves.

Abaixo alguns sintomas que já mostram que a pessoa está com dependência química:

* Faltar ao trabalho nos últimos meses por causa da bebida;
* Necessita de beber para se divertir ou resolver algum problema;
* Se a bebida já causou problemas em seu lar;
* Se costuma beber mais que o normal;
* Mesmo já tendo bebido mais que o suficiente, tenta conseguir doses extras;
* Se já teve um 'apagamento' (aminésia alcoólica);
* E outros casos...


Caso você, caro leitor, tenha já passado, venha passando, por esses casos acima, você já apresenta problemas alcoólicos. Nesse caso, procure ajuda enquanto ainda é cedo, pois essa doença com certeza levará a morte alguém, seja você ou algum ente próximo.