Novo exame de sangue detecta esquizofrenia

De pessoas com doenças no mundo, hoje, provavelmente menos da metade sabe que possui determinada doença, mas mesmo assim leva a vida normalmente.
O diagnóstico das doenças em pacientes psiquiátricos pode ser muito complexa às vezes. Por isso, cerca de 50% deles costumam ter uma mudança em suas prescrições dentro de um período de dez anos.
Isto implica que as pessoas que padeçam de esquizofrenia, depressão aguda ou transtorno bipolar, recebam tratamentos incorretos. Mas agora a Rules-Based Medicine, uma companhia especializada na pesquisa desenvolvimento de medicamentos e diagnóstico, elaborou um simples teste sanguíneo para determinar com precisão a afecção psiquiátrica de cada paciente.

Chamado de VeriPsych, esse é o primeiro exame desta índole, sendo que sua primeira aparição ocorreu há seis meses e foi desenvolvido junto com a Universidade de Cambridge. Consiste em 51 marcadores biológicos localizados no sangue que estão associados à esquizofrenia, segundo mostras de pacientes com diagnóstico confirmado.
A companhia que fez a pesquisa anunciou que até o fim de ano estará lançando a versão para diagnosticar a depressão e que em 2012 também oferecerá testes para o transtorno bipolar, com o que também multiplicariam seu mercado, já que para cada paciente de esquizofrenia, exite pelo menos dez com depressão.