Vírus da gripe possui "capa protetora"

Há uma razão para que a gripe seja uma doença de tempo frio. Cientistas descobriram que os vírus transmissor da gripe têm uma espécie de capa que os protege ao endurecer quando há baixas temperaturas. Essa capa é constituída por um material gordo.
Cientistas norte-americanos deram passos significativos no conhecimento dos mecanismos da gripe, que poderão ajudar ao desenvolvimento de novos medicamentos para tratar a doença. Eles recorreram à ressonância nuclear magnética para observar o revestimento dos vírus. Através dessa técnica de imagem puderam entender melhor o mecanismo de auto-protecção do agente transmissor da gripe.

O estudo, que foi realizado por uma equipe do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano, mostrou que a capa dos vírus é feita de um material gordo. Este endurece com baixas temperaturas. Mas, ao entrar no aparelho respiratório, o revestimento protector derrete e deixa o vírus em contacto com as células, que vão ficar infectadas. Há, assim, uma fase líquida do vírus que lhe confere a agressividade. Os vírus não se reproduzem por si; têm, isso sim, que encontrar uma célula e penetrar nela, usando-a para se reproduzir ao injetar-lhe o seu material genético.
Segundo Joshua Zimmerberg, cientista que lidera o grupo da pesquisa, o revestimento consite numa proteína, a hemaglutinina, contra a qual são desenhadas as vacinas antigripais. É da letra inicial da proteína, o H, que os cientistas retiram a designação dos diversos tipos de gripe, incluindo a aviária H5N1. A hemaglutinina fica em estado líquido quando se encontra dentro da célula, um ambiente quente. Se a temperatura arrefecesse, esta proteína voltaria a solidificar, num processo semelhante à cristalização.
Tal processo é lento, decorrendo à medida que a temperatura desce entre os 40 graus e os quatro graus. Num ambiente exterior a temperaturas mais elevadas, a camada protetora derrete e o vírus morre, a não ser que se encontre alojado numa pessoa. Os cientistas adiantam que a sobrevivência do vírus se deve às características dessa carapaça protectora que, sendo formada por um lípido (matéria gorda), resiste também à ação de alguns detergentes. Assim, a temperaturas baixas, será mais difícil nos livrar do vírus ao tentar erradicá-lo lavando as mãos.
Esta explicação sobre o revestimento dos vírus resolve a frequente pergunta sobre a sazonalidade da gripe, sabendo-se que o Inverno é a sua estação preferida. Os vírus da gripe, tal como os de outras doenças respiratórias, são transmitidos através de pequenas gotículas, espalhadas sobretudo através da tosse e espirros.