Conheça mais sobre as estrelas do mar.

As estrelas-do-mar são animais marinhos e carnívoros, pertencem à classe dos equinodermos, que se caracterizam pelo esqueleto calcário sobre a pele. Apesar da sua aparência inofensiva, são conhecidas como sendo animais vorazes e predadores. Seu corpo apresenta características diferentes, ou seja, tanto pode ser liso, granulado ou apresentar alguns espinhos bem salientes e por vezes venenosos, que servem como proteção (principalmente no caso dos ouriços-do-mar) contra os seus predadores.

Em algumas espécies é possível verificar ainda a existência de pequenas pinças (pedicelárias) que têm como função a defesa e a limpeza da superfície corporal.

O corpo da estrela-do-mar é formado por um disco central e a grande maioria das espécies têm cinco braços, no entanto há algumas que chegam a ter 40, o que significa que o número de braços varia de família para família. Estes animais tem grande poder de regeneração, ou seja, se um braço for ferido ou amputado, nasce um novo no seu lugar.
No entanto, esta característica regenerativa pode demorar um ano até estar concluída. Apesar do seu corpo ser duro e rígido, e poder ser partido em várias partes, a verdade é que a estrela-do-mar tem grande flexibilidade de movimento, conseguindo dobrar-se e girar os seus braços, sem que qualquer movimento fique comprometido no seu espaço aquático.

Tanto o seu tamanho, como a sua cor também variam de espécie para espécie, mas por norma têm entre 12 e 14 centímetros, podendo no máximo atingir um metro de diâmetro. No que diz respeito à cor, alguns apresentam cores vivas e brilhantes como o vermelho, o azul ou laranja, podendo muitas das vezes serem luminescentes. Não têm cabeça, cérebro, nem cauda.
As estrelas-do-mar usam células dérmicas sensitivas para

Gatos tem 7 vidas? Porque só caem em pé? Saiba mais sobre.

Os gatos tem realmente 7 vidas?


Não existe uma verdade absoluta relativamente a esta lenda que dura até aos dias de hoje. Uns acreditam que este número está ligado à sua invejável agilidade e destreza, que lhes permite cair sempre de pé; outros acreditam que esta ideia surgiu na Idade Média, altura em que os gatos, as bruxas e os magos, eram vítimas da Inquisição.
Nesta época os gatos, principalmente os pretos, representavam a maldade, a má sorte, e apesar de todas as armadilhas que implementavam para os capturarem, a verdade é que o seu número não diminuía, porque havia muitos defensores que os alimentavam e escondiam secretamente.

Na numerologia o número sete é mágico, representa a união do mundo material com o espiritual. As pessoas orientadas pelo número sete são dotadas de grande intuição, perspicácia e, por norma, são desconfiadas, tendo alguma dificuldade de se adaptar a lugares novos.
Se analisarmos a personalidade de um gato podemos verificar algumas destas

Tomar banho depois de comer faz mal? Saiba mais.

Quando estas ideias surgem não é pelo acaso. Sempre existe alguma história por trás desses ditos "mitos". No verão, por exemplo, existe uma incidência maior de pessoas nas piscinas, praias e lugares do gênero, e com isso vem o calor intenso. Nessa época, é comum ouvir dizer que não é aconselhável entrar na água fria depois das refeições.

E isto porquê? Na verdade, porque durante o processo de digestão, a circulação sanguínea está concentrada no aparelho digestivo com o objetivo de absorver os nutrientes do bolo alimentar. Se tomarmos um banho na praia ou piscina, durante a digestão, de certa forma estaremos "confundindo" o sistema digestivo, porque o sangue que deveria ser utilizado para a digestão, está cumprindo outras funções, nesse caso, o aquecimento do corpo e o movimento dos músculos.

O mesmo acontece com o exercício físico após as refeições, ou seja, ao aumentar os batimentos cardíacos, devido ao esforço, impede que o sangue se foque apenas numa função, que é na digestão. Há algumas variáveis que devem ser consideradas quando abordamos esta temática, que seria o tipo de banho, a temperatura da água e a quantidade de comida ingerida.
Caso pretenda tomar um banho de chuveiro o risco de congestão diminui, devido ao fato de a água correr pelo corpo, não sendo necessário prender a respiração, como no caso da piscina/praia, em que há mergulhos, há braços e pernas em movimento, há um maior apelo ao trabalho muscular.

O maior risco que apresenta ao tomar banho de chuveiro é o

Sabe como é formado o esqueleto humano? Veja.

O esqueleto é um dos principais elementos do nosso corpo, uma vez que é ele que nos dá forma e estrutura, permite-nos movimentar e, acima de tudo, protege os nossos órgãos vitais, como por exemplo, o cérebro, protegido pelo crânio, os pulmões e o coração, protegidos pelas costelas e pelo esterno, e por aí vai. 

Esqueleto humano
O esqueleto de um adulto é constituído por 206 ossos, enquanto o de um recém-nascido é formado por 270, sendo esta discrepância justificada pelo crescimento e união de alguns ossos, até aos 18 anos no caso das mulheres, e até aos 20 anos no caso dos homens. No útero, o esqueleto é formado por cartilagem, no entanto, durante o processo de crescimento, esta cartilagem vai sendo progressivamente substituída por osso.

Este procedimento é denominado por ossificação. Este processo leva muito tempo até ficar finalizado, já que a constituição definitiva apenas se verifica nas idades mencionadas anteriormente. Os ossos também variam em formato e tamanho, sendo que o maior osso é o fêmur, situado na coxa, e o menor é o estribo, situado dentro do ouvido médio, estão ligados aos músculos através dos tendões, e o principal elemento que os forma é o fosfato de cálcio mineralizado.
Contudo, a medula, a cartilagem e os vasos sanguíneos também fazem parte da sua estrutura. Tendo em conta a rigidez dos ossos, é interessante percebermos de que forma é que isso não

Conhece a máquina de guerra Trabuco? Conheça mais.

O trabuco foi uma arma poderosa usada na Idade Média, de grande alcance e com capacidade para deitar abaixo muros ou para lançar projécteis sobre eles. Acredita-se que os primeiros trabucos foram usados na China, por volta do ano 400 a.C. e só chegaram à Europa sensivelmente em 600 d.C. O "trabuco" ou "trabuco de contrapeso" começou a ser menos utilizado com o aparecimento da pólvora, mas caiu em desuso nos final do século XVII.

Trabuco, muito usado nos tempos antigos
Esta arma de guerra foi construída com o objetivo principal de bombardear fortificações dos exércitos inimigos ou para lançar projéteis por cima destas, tudo isto graças às grandes parábolas que o projétil conseguia alcançar.

A potência do também chamado trabuco de contrapeso equivale aos atuais canhões de longo alcance. Esta incrível máquina de guerra conseguia atirar vários tipos de objetos a mais de 800 metros de distância. Apesar do seu aspecto aparentemente arcaico, a sua precisão era bastante notável. Desde que esta não fosse retirada do lugar onde estava, acertava sempre no mesmo alvo nos disparos seguintes, permitindo atingir fortificações e o interior de muralhas e castelos.
No trabuco podiam ser lançados quase todo o tipo de arremessos: desde pedras, animais em chamas ou até

Sabe o motivo de se escrever os nomes próprios com a inicial em letra maiúscula?

Será que já alguém se questionou porque é que os nomes próprios começam todos com uma letra maiúscula? Vamos neste artigo descobrir o porquê dos nomes começarem com uma inicial maiúscula. A letra inicial, do latim initialis / initium, é o nome dado a uma letra decorativa, normalmente uma maiúscula, que é usada no início de um parágrafo ou capítulo.

Serve para mostrar que o texto começa naquela zona, sendo ainda usadas na paginação contemporânea. Em textos medievais, uma inicial podia ocupar uma página completa!

Há muitos anos atrás, na época clássica, todas as palavras eram escritas em maiúsculas, principalmente os nomes próprios. As letras minúsculas foram criadas com base na letra carolíngia, por volta do século 8. Existiu a necessidade de criar um alfabeto em minúsculas, devido à dificuldade que existia em ler e escrever palavras em maiúsculas.
Desde então, as palavras começaram a ser

Porque temos cera no ouvido? E como é formado? Veja como.

Conhecida como “cera de ouvido”, ela é segregada através de glândulas sebáceas localizadas no canal auditivo externo, chamado de meato acústico externo. Esta secreção é produzida aos poucos e de forma completamente involuntária e espontânea. 

Use apenas produtos próprios
para limpeza do ouvido
A cera do ouvido tem uma função anti-microbiana, ou seja, protege-nos de micróbios e bactérias do ar, que poderiam invadir o nosso organismo através dos ouvidos, caso não existisse qualquer proteção nos mesmos. Desta forma, a cera (ou cerume) constitui uma barreira de proteção que tapa e lubrifica o canal auditivo.

A sua consistência pegajosa “agarra” qualquer material estranho que tente entrar no orifício auditivo, evitando infeções e problemas de saúde. Tem um pH de 4 a 5 unidades, sendo portanto um pH ácido, o qual é evitado pela maioria dos organismos que possam tentar invadir o canal auditivo externo.
Esta espécie de creme gorduroso e pegajoso, ajuda a diminuir infeções, como é o caso da otite externa aguda. Quando este problema surge, o paciente sofre uma quebra da camada protetora do canal auditivo, a epiderme, muitas vezes causada por limpezas inadequadas do ouvido, com objetos que não são indicados para o efeito.
Organismos estranhos, normalmente as Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus, conseguem assim penetrar no canal auditivo, causando infeções, principalmente se existir umidade e temperaturas propícias ao seu desenvolvimento.

No canal do ouvido existem várias estruturas que funcionam em conjunto para formar o cerume. Entre mil a duas mil glândulas ceruminosas, em forma de

Quando foi construída a Estátua da Liberdade? Qual seu significado? Entenda.

Ela é conhecida mundialmente como Estátua da Liberdade. Porém, seu nome oficial é “A Liberdade Iluminando o Mundo”. Ela foi colocada em uma pequena ilha na entrada do porto de Nova Iorque, para comemorar o centenário da Declaração da Independência dos Estados Unidos da América, em 1876.

A estátua atrai milhares de turistas
todos os anos
Projetada e construída na França pelo escultor Frederic-Auguste Bartholdi, com a ajuda de Eugene Emmanuel Viollet-le-Duc e de Alexandre-Gustave Eiffel (arquiteto responsável pela Torre Eiffel) para celebrar uma batalha que os norte-americanos venceram aos ingleses, razão pela qual levou os franceses a presentearem os EUA com este monumento.
Concluída em julho de 1884, a estátua foi transportada de barco até aos EUA, em 350 peças, embaladas em 214 caixotes, tendo demorado cerca de um ano em viagem.

A montagem e fixação da estátua demorou quatro meses para ser concluído.
Foi finalizada em 28 de outubro de 1886, inaugurada pelo então presidente norte-americano Grover Cleveland. Logo após a sua construção foi grande o sucesso que alcançou, tendo rapidamente se tornado um importante símbolo tanto de Nova Iorque, como dos EUA.
Além disso, também é considerada um Património Mundial da UNESCO, e desde 2007, é considerada uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo. Com uma altura total de 92,9m, sendo que 46,9m corresponde à altura do pedestal e 46m à altura da estátua, e com cerca de 225 toneladas de peso, o monumento faz parte do livro do Guinness, como a estátua mais pesada do mundo.

Para chegar até ao topo é necessário estar disposto para subir os 354 degraus que a constituem, o equivalente a 22 andares. Os turistas podem subir até à coroa, por um elevador acessível para esse mesmo efeito, e usufruírem de uma vista panorâmica magnífica.
Após o atentado de 11 de setembro, a visita à Estátua da Liberdade passou a ser

Porque salivamos? E do que é formada a saliva? Saiba mais sobre seu corpo.

A saliva é importante para o bom funcionamento geral do corpo humano, uma vez que fornece sensibilidade gustativa, ao neutralizar o conteúdo do esôfago e ao dissolver o suco gástrico. Facilita também a mastigação e a formação do bolo alimentar, além de ajudar na fala.

A principal função da saliva é a umidificação e a lubrificação da mucosa orofaríngea e dos alimentos, facilitando assim a função digestiva, realizada pela enzima amílase salivar. Tal como podemos verificar, a saliva é uma mistura homogênea de secreções produzidas maioritariamente pelas glândulas salivares e pelas glândulas bucais menores, que desenham um duplo papel: ajuda no processo de digestão e também na simplificação da deglutição dos alimentos.

A saliva também tem uma importante função na proteção do organismo contra vírus e bactérias presentes no aparelho respiratório e digestivo. Ao conter imunoglobulinas secretórias (ou seja, anticorpos) a saliva tem capacidade para proteger os dentes contra as cáries, assim sendo quanto maior for a quantidade de saliva segregada, maior também será a sua proteção contra a acidez oral. 
Ao ter um efeito de limpeza bucal, a saliva é responsável por eliminar os vestígios alimentares e os microrganismos patogênicos na boca.
Caso não tivesse esta ação, rapidamente os indivíduos afetados com o aparecimento de cáries e infeções seriam em maior número.

Segundo pesquisas realizadas, muitos dos grupos primitivos e indígenas tinham uma melhor qualidade da saliva, uma menor acidez e, consequentemente, menos cáries, porque não tinham hábitos prejudiciais à saúde que muitos de nós hoje adotamos, como por exemplo, o consumo de

Sabe como se calcula a idade canina? Veja.

Comumente ouvimos que, para calcular a idade de um cão, basta multiplicar cada ano por sete, e esse número corresponde à idade teórica do cão. A verdade é que nem tudo o que é dito no meio popular, corresponde à realidade dos fatos em si.

Idade canina varia de raça para raça
Esta relação a que estamos habituados a ouvir não corresponde à realidade, já que a idade do cão varia com a raça e o porte do animal.

Tal como cada ser humano tem o seu próprio tempo de envelhecimento, também os animais seguem a mesma tendência. O tipo de alimentação, as doenças e os cuidados em geral que os animais recebem dos seus donos, ajudam a retardar o envelhecimento, apesar de estes fatores não serem determinantes.   

Para se calcular, basicamente, a idade do cão, o cálculo da idade varia de acordo com o porte e a raça, ou seja, os cães de grande porte apresentam um envelhecimento mais rápido se comparado aos de pequeno porte. Outro ponto que deve ser levado em consideração

Por qual razão o teclado não está por ordem alfabética? Entenda a lógica.

Porque o teclado não está ordenado alfabeticamente?
Na verdade, a disposição não é aleatória e a razão é simples e segue uma lógica: a disposição das teclas obedece ao padrão da máquina de escrever, concebida pelo americano Christopher Scholes, em 1868, e criador do teclado QWERTY. Este nome foi adotado devido à disposição das primeiras seis teclas.


Scholes estudou as combinações de letras mais utilizadas na língua inglesa e considerou que a melhor opção era distanciar as teclas mais utilizadas, umas das outras, de forma a evitar que hastes da máquina de escrever, ao subirem, com pouco tempo de intervalo umas das outras, ficassem presas. Assim sendo, concluiu que seria muito mais prático e rápido se agrupasse as letras, tendo por base o critério de maior utilização na Língua Inglesa.
Desde então, este padrão espalhou-se por todo o mundo, sendo hoje adotado pela grande

Porque se arremessa arroz nos noivos no casamento? Veja.

O casamento é um momento de grande importância na vida das pessoas. Desde o vestido da noiva, ao smoking do noivo, passando pela escolha das alianças, e pelo local da cerimônia, tudo é escolhido e preparado com grande rigor e antecedência, para que no grande dia esteja tudo pronto para brilhar e dar as boas-vindas à nova vida do casal.

Tradição de jogar arroz é antiga
Tal como todos os momentos marcantes, também o casamento é repleto de hábitos, tradições e superstições. Nessas horas até os mais descrentes destas práticas, acabam por testemunhar e encorajar determinados costumes, porque na verdade, é como diz o ditado “mais vale prevenir do que remediar”.

A tradição de lançar arroz nos noivos é uma dessas práticas que, por mais anos que passem, não deixa de fazer parte desta tradição cerimonial. Este ritual contém uma série de simbologias, significados e tradições, que remontam à China Antiga.
Esta tradição tem mais de 4 mil anos de história e tem origem na China Antiga, onde o arroz é símbolo de prosperidade, felicidade e abundância. Na cultura local acreditava-se que o arroz atraía a felicidade, a sorte, a longevidade e a fertilidade, prometendo assim a

Primeiros virus para computador, como surgiram? Veja.

Qual foi o primeiro vírus de computador? Como se chamava? Há quanto tempo apareceram os vírus informáticos? Conheça um pouco.

Primeiros virus de PC datam de 1972
O primeiro vírus informático foi criado em 1972, por Robert Thomas Morris e foi batizado com o nome Creeper. O computador afetado foi um IBM série 360. O vírus Creeper mostrava regularmente uma mensagem: “I’m a creeper… catch me if you can!”, que traduzido para o português, fica: “Sou um rastejante, pegue-me se puder!”. De forma a eliminar este problema, foi criado o primeiro antí-virus, apelidado de Reaper.

Apesar de já existirem há bastante tempo, apenas 12 anos depois, em 1984, começaram a utilizar a palavra vírus. Tudo começou nos laboratórios da Bell Computers, quando vários programadores tiveram a ideia de

Sabe como é feito o marcador de tinta permanente? Veja como.

Pelo menos uma vez na vida já devemos ter usado um marcador permanente, seja na escola ou no trabalho. Porém, se alguém perguntasse do que é feito o marcador, provavelmente você não saberia responder. Certo ou errado? Entenda então a lógica do processo.

Marcadores permanentes
Para saciar sua curiosidade, saiba que um marcador permanente é uma espécie de tubo de plástico fechado com uma pequena e única abertura na ponta. Esta abertura reveste um bastão esponjoso, completamente saturado com tinta. Conforme a tinta vai evaporando pela ponta, um efeito puxa a tinha de dentro para a ponta do tubo.

Para isso, na construção do marcador, temos três ingredientes principais, que são

Entenda o motivo de associarmos a sigla S.O.S a situações de perigo.

O código SOS de Socorro é conhecido em todas as partes do mundo, e tem como finalidade pedir ajudar em qualquer língua. As siglas S.O.S estão ligadas ao perigo, ao pedido de ajuda e a necessidade de prestar atenção para um acontecimento fora do comum.
Porém, tem que se destacar que esta sigla nasceu, na verdade, do Código Morse.

Código criado por Sammuel Morse

Ou seja, trata-se de um acordo do antigo sistema de telégrafo criado por Samuel Morse, em 1835, que combinava pontos e travessões usados na emissão e receção de mensagens. As letras “S”, no Código Morse, consistam em

Sabia que bocejar pode ter seus benefícios? Entenda.

Pode parecer estranho, mas é realmente verdade. Bocejar ajuda a resfriar o cérebro e melhora a atenção.

Bocejar tem seus benefícios
Segundo um grupo de psicólogos americanos, essa pode ser exatamente a função do ato de bocejar: resfriar o cérebro para melhorar a concentração. Assim sendo, em vez de preparar o corpo para dormir, o bocejo seria, na verdade, uma maneira de evitar o sono. A notícia foi divulgada no site da revista americana “New Scientist”.

Já repararam que o bocejo é contagioso? Mas talvez o que você não saiba é que agora cientistas descobriram que as pessoas gentis são mais suscetíveis à transmissão.
O psicólogo Steven Platek, da Universidade Drexel, na Filadélfia (EUA), e seus colegas da Universidade do Estado de Nova York mostraram um

É possível ocorrer um apocalipse de zumbis? Veja.

O cenário é sempre o mesmo. Ruas desertas, lixo espalhado, prédios abandonados e um grupo de humanos tenta sobreviver ao extermínio zumbi. Com isso em mente, vem a cabeça filmes como A madrugada dos mortos, Extermínio, Resident evil ou a série The Walking Dead.

Para uns, a ideia é desafiadora
Mas, será que é possível criar um vírus maligno que dará início ao Apocalipse Zumbi? Talvez, mas não será fácil para os cientistas.

Um professor assistente de psiquiatria da Universidade de Harvard, Steven C. Schlozman, já andou pensando nisso e até escreveu um livro “A autópsia Zumbi” (The Zombie Autopsies), uma série de excertos de ficção retirados do caderno de anotações do “último cientista mandado ao Santuário das Nações Unidas para estudar uma praga zumbi”. O livro deve dar medo até naqueles acostumados em assistir filmes de seres meio humanos, meio cadáveres, devorando membros arrancados.
Segundo Schlozman, um agente eficiente poderia

Sabia que tédio pode realmente matar? Entenda.

Da próxima vez em que pensarmos em dizer que estamos “morrendo de tédio”… Bom, é melhor tomarmos cuidado. Podemos realmente estar morrendo, literalmente dizendo.
Pesquisadores ingleses dizem que esse tédio todo pode estar, de fato, roubando alguns anos preciosos de vida.
Sintoma afeta milhões no mundo
A possível explicação é que quando as pessoas ficam muito entediadas, tendem a cair em hábitos pouco saudáveis, como o cigarro e a bebida, coisas que diminuem a
expectativa de vida.
Para comprovar esse efeito, eles resgataram as fichas de 7.524 pessoas entrevistadas entre 1985 e 1988 sobre o tamanho do tédio que costumavam sentir.

Depois, foram atrás de descobrir quais delas tinham
morrido (e de quê tinham morrido) de lá para cá.
Eis as estatísticas do estudo: os voluntários que se disseram entediados com frequência nas entrevistas dos anos 80 eram 37% mais propensos a já terem falecido em 2010.
E mais, segundo os pesquisadores, quem vive em

Implante remove alimento do estômago logo após as refeições.

Comer demais é uma arte que quase todo mundo domina. Imagine se fosse possível comer tudo o que você quisesse, e, depois de estar satisfeito, retirar uma parte dessa refeição exagerada para não acumular as calorias extras. Para quem desejava isso, bom, já é possível.

Implante no estômago
O AspireAssist, da Aspire Bariatrics, um aparelho inventado por Dean Kamen e um grupo de médicos, funciona como uma “bomba” que pode “evacuar” ou “drenar” 30% dos alimentos no estômago de uma pessoa 20 minutos após uma refeição.
O projeto criado pela AspireAssist Aspiration Therapy System, funciona inserindo um tubo no estômago dos pacientes, que pode ser puxado para fora através de uma incisão no abdômen (logo acima do umbigo) e tampado com uma espécie de “chip”.
Para começar a terapia de aspiração, o tubo especialmente concebido, conhecido como A-Tube, é colocado no estômago.

O tubo é feito de borracha de silicone, é fino e liga o interior do estômago diretamente a uma espécie de chip dimensionado na pele do lado de fora do abdômen. Esse chip possui uma válvula que pode ser aberta ou fechada para controlar o fluxo do conteúdo do estômago.
O paciente esvazia uma parte deste conteúdo (você pode decidir onde quer despejá-lo; a privada é uma opção interessante...) depois de cada refeição através deste tubo. O processo de esvaziamento é chamado de “aspiração”.
O processo de aspiração deve ser feito cerca de

Sabe o porque do furo na tampa da caneta? Entenda.

As vezes, uma grande invenção tecnológica pode estar na palma de nossas mãos sem a gente sequer se dar conta disso. Muitos já devem ter usado muitas canetas esferográficas na sua vida, inclusive mastigado sua tampa, como qualquer pessoa normal.
Mas você já reparou que no topo dela existe um buraquinho? Você faz ideia do motivo para ele estar ali? Bom, entenda.

Verdadeiro significado do furo
Na questão física, o buraco impede que seja criada uma pressão que dificulte a colocação da tampa na caneta. Além disso, ao deixar a pressão igual à do exterior do invólucro, esse furo impede que
a caneta seque ou que a sua tinta vaze.

Só que existe uma razão muito mais brilhante para a existência desse buraco.
Como já mencionado, é perfeitamente comum as

Sabe o significado do símbolo da radição? E como surgiu?

Símbolo da Radiação
Muita gente já se deparou com aquele símbolo que alerta que em tal área, eventualmente, possa existir sinais de radiação. Aquele símbolo que parece um trevo, sabe?
Bom, realmente o aspecto dele e, talvez sua inspiração, realmente vieram de um simples trevo. O simbolo da radiação, ou "trevo da radiação", é chamado trifólio, o mesmo nome que se dá às ervas com folhas em forma de trevo.
Sua origem ainda não é totalmente certa, visto que ninguém sabe ao certo como que surgiu.

Comenta-se que ele foi rabiscado pela primeira vez em

Cientistas descobrem planetas que podem ser habitáveis, a 40 anos luz da terra.

Os cientistas, já a um certo tempo, estão empenhados em encontrar um novo planeta com potencial para abrigar vida, e essa busca inclusive já levou à detecção de inúmeros exoplanetas interessantes. De acordo com Ali Sundermier, do portal Business Insider, recentemente uma equipe internacional de astrônomos anunciou a descoberta de um trio de candidatos que, ao que tudo indica, poderia servir de lar para formas de vida alienígena.

Universo é praticamente infinito
Segundo Ali, os exoplanetas se encontram em órbita ao redor de uma estrela situada na constelação de Aquário, a meros 40 anos-luz de distância da Terra.
Os três foram classificados como potencialmente habitáveis pelos astrônomos e, conforme explicaram, se queremos encontrar criaturas extraterrestres pelo Universo, esses locais seriam excelentes pontos de partida.

Afinal, como esses pequenos sistemas solares se encontram tão pertinho do nosso, a tecnologia necessária para detectar formas de vida, se é que existe alguma, já está disponível.
O time de astrônomos, de 16 países diferentes, encontrou os planetas através de observações realizadas com o telescópio espacial TRAPPIST (Transiting Planets and Planetesimals Small Telescope), que fica no Chile e foi projetado especialmente para a observação de estrelas anãs que se encontram perto do Sistema Solar.
Os planetas se encontram em órbita ao redor de uma

Cientistas desenvolvem rim implantável.

Rim implantável será acessível a todos
Pela primeira vez, uma equipe de cientistas conseguiram desenvolver um rim artificial que poderá ser implantado em seres humanos. Ele será capaz de substituir as seções de diálise e as longas filas de espera por um transplante.
A equipe da Universidade da Califórnia comentou que conseguiram desenvolver um protótipo funcional do rim, mas ainda em grande escala, o dispositivo é quase do tamanho de uma
sala. Eles pretendem usar os processos usados na fabricação de chips de silício para reduzir o órgão artificial para o tamanho de um órgão natural.

É a primeira tecnologia deste tipo que poderá ser reduzida e implantada em doentes. Os cientistas usaram as mais modernas técnicas da nanotecnologia e da geração de tecidos para desenvolver o sistema.
O dispositivo usa milhares de

Se estiver com muita sede beba pouca água! Entenda.

Beber água em excesso pode trazer riscos também
Por que é perigoso beber grande quantidade de água caso a pessoa tenha ficado um longo período sem beber?
Porque as células do sedento podem ficar encharcadas e inchar, causando edemas em regiões importantes do corpo, como o cérebro. Isso não vai acontecer com alguém que fique com sede por apenas algumas horas, mas com quem deixa de beber ou de comer alimentos que contenham líquidos por muitas horas.
Nessa situação, o corpo fica debilitado porque, junto com a água, ele perde também
sais minerais, explica o gastroenterologista Thomas Szego, de São Paulo.

Esses sais controlam a entrada e a saída de líquido nas células. Sem eles, "a porteira" fica aberta e o que chega entra. O descontrole leva ao inchaço. Por isso as vítimas de

Cientistas conseguem criar osso em laboratório.

Interior do osso artificial
Um grupo de cientistas da Eindhoven University of Technology conseguiu replicar com sucesso o processo de formação dos ossos em laboratório.
Todo o processo foi capturado graças ao "cryoTitan electron microscope", que permitiu seguir a criação do osso em todas as etapas, com grande nível de detalhes. O processo foi realizado recriando as condições naturais para a
formação de ossos: depositaram nano-cristais de fosfato de cálcio em fibras de colágeno.

O trabalho realizado validou o papel das fibras de colágeno, já que antes acreditavam que só agia como estrutura base, quando em realidade controla a formação mineral e, portanto, a formação do

Característica de generosidade está nos genes, diz estudo.

Muitos segredos estão guardados nos genes
O ato de "dar sem receber nada em troca" pode estar inscrito no código genético de cada indivíduo, descobriram cientistas israelitas. Os investigadores do departamento de psicologia da Hebrew University, em Jerusalém, colheram amostras de DNA de cada um dos 203 participantes, no caso, 102 homens e 101 mulheres, que em seguida jogaram um
jogo online onde tinham a opção de guardar o equivalente a 12 dólares ou oferecer parte ou a totalidade da soma a outro jogador.

O estudo observou o comportamento dos participantes e verificou aqueles que tinham uma variante do gene "AVPR1a" deram em média mais 50% do que os restantes.
"Esta experiência fornece a primeira prova, do meu conhecimento, de uma relação entre a variabilidade do DNA e o verdadeiro altruísmo humano", disse Ariel Knafo, um dos

Três formas de viajar no tempo? Entenda.

Várias possibilidades de viagem no tempo
O físico britânico Stephen Hawking, em um artigo, mostrou não apenas uma, mas três formas de viajar no tempo que ele considera possíveis.

A quarta dimensão
Primeiro você precisa aceitar que o tempo é uma dimensão, assim como o comprimento, a profundidade e a altura. O exemplo usado por Hawking é um percurso de carro. Se você vai para frente você se move em uma dimensão. Se você vira para a esquerda ou direita, você se move em outra.
A terceira é se você sobe ou desce algum relevo. E a quarta é o tempo que você leva para fazer isso. Nos filmes normalmente vemos uma enorme máquina que cria uma brecha na quarta dimensão e nos permite viajar para o futuro ou para o passado.

Embora a questão da máquina seja ficcional, o conceito pode ser até “praticável”. As leis da física permitem a noção de viagens no tempo, através do que conhecemos como “buracos de minhoca”. Para Hawking, os buracos de minhoca estão ao nosso redor, só que eles são muito pequenos para serem vistos. Segundo ele nada que conhecemos é liso e completamente sólido, tudo tem pequenos buracos e rugas e isso quer dizer que o tempo, como a quarta dimensão, também teria imperfeições que poderiam ser aproveitadas para viagens no tempo.
Isso se conseguíssemos encontrá-las.
A seguir acompanhe algumas formas:

Novo exame de sangue detecta a esquizofrenia.

O diagnóstico das doenças em pacientes psiquiátricos pode ser, na maioria das vezes, muito complexa. Por isso, cerca de 50% deles costumam ter uma mudança em suas prescrições dentro de um período de dez anos.
Isto mostra que, de certa forma, as pessoas que padeçam de esquizofrenia, depressão aguda ou transtorno bipolar, recebam tratamentos incorretos. Mas agora a Rules-Based Medicine, uma companhia especializada na pesquisa desenvolvimento de medicamentos e diagnósticos, elaborou um
simples teste sanguíneo para determinar com precisão a afecção psiquiátrica de cada paciente.

VeriPsych é o primeiro exame deste tipo. Apareceu há seis meses e foi desenvolvido junto a Universidade de Cambridge. Consiste em 51 marcadores biológicos localizados no