Criada uma nano partícula que utiliza a luz e o calor para destruir tumores.

É orgânica, biodegradável e de estrutura nano.
Pesquisadores do Hospital Princesa Margarita da Rede de Saúde Universitária em Ontario (Canadá) criaram uma nanopartícula que usa a luz e o calor para tratar tumores.
Segundo explica Gang Zheng, pesquisador responsável pelo estudo, as descobertas são importantes dado a que a diferença de outras nano partículas, combinaram no laboratório duas
moléculas que eram produzidas de forma natural (clorofila e lipídeos) para criar uma nano partícula única que mostra potencial para numerosos tipos de aplicações baseados na luz.
A estrutura da nano partícula, que é como um miniatura de um colorido balão de água, permite que possa ser preenchida com fármacos para tratar o tumor ao qual se dirige.

A nano partícula pode também ser utilizada para as imagens fotoacústicas, que combinam luz e som para

Ciência já pode criar esperma a partir de células de medúla osséa.

Será possível criar esperma pela medula óssea
A fim de compreender os segredos da fecundidade, pesquisadores britânicos criaram espermatozóides através de células-tronco embrionárias. Um grupo de cientistas da Universidade de Newcastle e do North East England Stem Cell Institute, liderado pelo professor Karim Nayernia desenvolveu uma técnica de produção de esperma em laboratório através de células da medula óssea. Na fase mais recente do
estudo, os cientistas pretendiam criar espermatozóides partindo de células da medula óssea feminina.

O que sem dúvida representaria um avanço nos processos de reprodução permitindo que casais de lésbicas pudessem ter filhos que compartilhassem unicamente do DNA das mães. Entretanto os testes feitos com células femininas ainda não atingiram resultados animadores. Os cientistas ainda não conseguiram

Cientistas descobrem proteína que pode prevenir doenças do coração.

Pesquisadores britânicos descobriram que uma proteína, conhecida como reguladora dos níveis de colesterol no sangue, também está associada à coagulação sanguínea, conhecida como trombose. Eles acreditam que o desenvolvimento de medicamentos capazes de controlar a proteína LXR poderão prevenir a doença.
De acordo com The Telegraph, os especialistas dizem que isso pode
ajudar na luta contra as doenças cardíacas e circulatórias, que somente na Grã-Bretanha matam 191 mil pessoas por ano. O professor Jon Gibbins, que liderou o estudo, disse que a descoberta abre caminhos para novos medicamentos, que sejam mais eficazes para prevenir a trombose.

O novo estudo, publicado pela revista Blood, aponta que a LXR inibe a função das plaquetas, que podem causar coágulos de sangue quando se acumulam, provocando os ataques cardíacos. Utilizando ratos, os pesquisadores descobriram que

Cinco descobertas interessantes que surgiram de "acidentes". Veja.

Os erros científicos nem sempre terminam em derrota e esbanjamento de dinheiro. Alguns geram novas descobertas interessantes. Um dos exemplos mais famosos é o Viagra, que originalmente foi criado para tratamentos relacionados a região peitoral. Ainda que o medicamento não conseguiu aumentar o fluxo de sangue no coração, os pacientes notaram um curioso efeito colateral: outra parte do corpo tinha um aumento de sangue que

Pode existir gene que interfere na inteligência? Veja.

Um consórcio internacional de 200 cientistas identificou pela primeira vez uma variação genética que influencia a inteligência. Uma diferença de uma letra, entre as quatro que escrevem o DNA, Em uma região do gene HMHA2 foi associada um aumento no volume do cérebro de 0,58%.
Em um estudo com 21 mil participantes, esta variação foi associada um quociente de inteligência 1,29 pontos superior, um resultado simples, mas
significativo.

A tese de que os genes estão na base da inteligência (natureza vs educação) tem sido controversa, sobretudo depois de James Watson, Nobel que desvendou a estrutura do DNA, ter defendido que as diferenças genéticas são motivo para pessimismo na relação do Ocidente com África.
Watson, mais tarde, esclareceria que não era

Nanorobôs de DNA caçam e destroem células cancerosas. Entenda como funciona o processo.

Novos nanorobôs, feitos de DNA, podem transportar uma carga mortal direcionada a células cancerosas.
Os nanorobôs trazem mais esperança para o tão esperado sonho da nanotecnologia, que possa matar as células de doenças, uma por uma.
“As pessoas já sabem do uso de anticorpos para matar células”, afirma Shawn Douglas, do Instituto Médico de Harvard, que desenvolve materiais e equipamentos médicos inspirados na biologia.
“Poder selecionar os alvos, é aí que está a novidade”. Douglas e o colega Ido Bachelet, pesquisador genético, fizeram os novos nanorobôs de DNA em Harvard, com o professor de genética, George M. Church, conhecido por ajudar a lançar o projeto Genoma.

No começo, Bachelet e Douglas imaginaram se poderiam combinar seus respectivos

Novo tipo de magnetismo é descoberto por cientistas

Desde o dia em que o físico teórico Philip Anderson propôs o conceito de “líquidos de spin quânticos” (QSL, na sigla original), em 1987, cientistas de diversas instituições buscam transformar a ideia em realidade.
Recentemente, uma equipe de pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) conseguiu realizar o feito.
O QSL é um tipo de

Muitos dos cheiros que nos fazem bem e felizes

O elo entre o cheiro e a memória é muito forte. Segundo a Dr.ª Pamela Darton, "o olfato tem o poder de nos fazer lembrar do passado e nos levar a locais ou ocasiões felizes, ou nos fazer recordar de uma pessoa especial, suscitando sentimentos de saudade e conforto".
Nesse aspecto, as memórias que incluem lembrança de odores têm tendência para serem mais intensas e emocionalmente mais fortes. Um odor que tenha sido