Novo tipo de magnetismo é descoberto por cientistas

Desde o dia em que o físico teórico Philip Anderson propôs o conceito de “líquidos de spin quânticos” (QSL, na sigla original), em 1987, cientistas de diversas instituições buscam transformar a ideia em realidade.

Recentemente, uma equipe de pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) conseguiu realizar o feito.
O QSL é um tipo de magnetismo (junto com o ferromagnetismo, aquele das agulhas de bússola, e o antiferromagnetismo, em que os campos magnéticos de um objeto se anulam) no qual, ao contrário dos outros dois, a orientação magnética das partículas varia, como se elas fossem parte de um

Mistura de café e maconha pode ter efeitos colaterais complicados, diz estudo

O café e a maconha são praticamente como arroz e feijão para quem usa, eles se completam.
Alguns pesquisadores disseram que o café tem propriedades benéficas a cognição humana, porém, quando o café é consumido junto com a maconha, os efeitos psicoativos podem fazer com que as pessoas tenham uma capacidade de trabalhar a memória reduzida.

O que levou os especialistas a fazerem esse estudo foi o fato de que algumas empresas nos Estados Unidos estão comercializando maconha e café, isso porque alguns estados dos EUA liberaram a droga.
Mas o que será que realmente acontece quando o café e a maconha são consumidas juntas?
Os efeitos das duas substâncias quando são consumidas juntas foi estudada pelo Dr. Scott Krakower, o assistente chefe da unidade de psiquiatria do Zucker Hillside Hospital, em New Hyde Park, Nova York, que diz que o uso de duas drogas sempre vai ser

Colesterol ainda pouco conhecido pode ser o pior de todos,diz estudo

Pela primeira vez, cientistas dinamarqueses mostraram que um terceiro tipo de colesterol, que não é nem o HDL nem o LDL, é mesmo o vilão da fita no desenvolvimento das doenças coronárias.
"Il Buono, il Brutto, il Cattivo", título do célebre Western Spaghetti de 1966 realizado por Sergio Leone, e que em Portugal ficou conhecido como O Bom, o Mau e o Vilão, pode aplicar-se perfeitamente ao resultado que foi publicado na revista Journal of the American College of Cardiology (JACC) por uma equipa dinamarquesa.

Já se sabia que, para além dos chamados "bom" e "mau" colesteróis – respectivamente, o colesterol HDL e o colesterol LDL –, existe um terceiro tipo, designado colesterol "feio" (em inglês, ugly). E que este terceiro tipo, que quase ninguém conhece, é o "vilão" que mais faz aumentar o risco de bloqueio das artérias – a aterosclerose, principal causa de enfarte cardíaco.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que as doenças cardiovasculares matam 17 milhões de pessoas por ano no mundo.

Fazemos periodicamente uma análise de sangue para conhecer o nosso colesterol total, bem como o "bom" (HDL, de alta densidade) e o "mau" colesterol (LDL, de baixa densidade).
Mas a soma destes dois tipos de colesterol não é igual ao colesterol total. É nessa discrepância que se esconde o colesterol "feio", ou "remanescente", de densidade muito mais baixa do que o colesterol mau.
E, a acreditar nos resultados agora publicados, que envolveram milhares de participantes, talvez esteja na hora de

Implante de ouro nos testículos pode ser a próxima geração de anticoncepcional masculino

Os métodos anticoncepcionais evoluíram relativamente pouco durante os últimos 30 anos e, diferente da variedade de métodos disponíveis para as mulheres, os homens só podem usar preservativos de barreira física (camisinhas) ou devem se submeter a vasectomia.
Mas se a equipe de biólogos da Universidade de Anhui, na China, tiver sucesso em um novo

Água-Viva pode guardar a chave para a imortalidade

Revertendo seu processo de envelhecimento quando adoece ou se fere, a pequena água-viva japonesa Turritopsis dohrnii é o único animal conhecido que descobriu como derrotar a morte. Um pesquisador no Japão (sem nome revelado) que está estudando o animal para descobrir se os humanos, um dia poderão ter essa imortalidade.
No mar elas são mesmo imortais, mas no laboratório eles são muito mais inconstantes, podendo morrer se forem comidos, queimados ou retirados da água da qual é seu habitat natural.

Apesar dos desafios, Shin Kubota do Laboratório Marinho Biológico de Seto da Universidade de Kyoto, conseguiu manter uma colônia viva. Ele se dedica completamente aos animais, trocando a água e os alimentando com pequeninos camarões.
Ele até escreve músicas de karaokê sobre as águas-vivas, se apresentando com um chapéu de água-viva no final do expediente.
“De todos os animais no mundo só elas são capazes de reverter o processo de envelhecimento em vez de morrer”, menciona.
“Não sabemos realmente qual seu tempo de vida. Elas podem viver para sempre".

Quando se machucam as águas-vivas passam três dias de volta ao estágio de pólipo, e eventualmente se tornam adultas de novo.
Kubota diz que a água-viva, apesar de primitiva, compartilha mais dados genéticos com os humanos do que com seres vivos como insetos e minhocas.
O que significa que se ele ou outra pessoa conseguir descobrir como elas são capazes de reverter o processo de envelhecimento, a mesma teoria pode se aplicar aos humanos.
Entretanto, outros pesquisadores são menos otimistas sobre essa perspectiva.

“Espero que possamos estender nosso tempo de viva com a água-viva imortal”, ele disse. Mas por enquanto ainda existem muitos mistérios, e o processo por trás da imortalidade delas é muito pouco compreendido.
“Eu achava que se as estudasse, poderia entender o mistério da vida na Terra”, ainda comentou. “Mas mesmo vivendo 10 mil ou 20 mil anos você pode não conseguir aprender tudo sobre elas, e 100 anos é tudo que eu tenho, infelizmente”.