Sabe o motivo de a água do mar ser salgada? Entenda.

Durante milhares de anos, a erosão da chuva, do vento, do mar e das margens do rio fizeram com que acontecesse um desgaste natural das rochas, fazendo com que a grande quantidade de sais minerais, que as constituem, tenham desaparecido.
 Por sua vez, os rios, ao percorrerem os continentes, trazem consigo átomos e moléculas de cloro e de sódio que ao se deslocarem para o mar, acabam por se alojar nas rochas.
Por outro lado, a chuva também é responsável por dissolver os sais minerais da superfície terrestre e levá-los para o mar, fazendo com que aumente a concentração de sal na água. Nesse caso, o sal acumula-se nos oceanos devido ao processo de evaporação da água, ou seja, aquando do processo cíclico de transporte de sais minerais para o mar e posterior evaporação das águas, o sal acaba por se ir acumulando.

Como o sal não desaparece na água, apenas fica dissolvido, ele fica acumulado no mar. A repetição desse processo, ao longo de centenas de milhões de anos, fez com que o mar se tornasse salgado, tal como o conhecemos nos dias de hoje. A verdade é que o cloreto de sódio (composição química do popular sal de cozinha) não é a é a única substância que encontramos dissolvida no mar, apesar de ser a mais abundante.

É por isso que a água do mar possui um forte sabor salgado.
Além do sal, podemos ainda encontrar substâncias diversas no mar, como o cloreto de magnésio, bicarbonato de cálcio, sulfato de magnésio, sulfato de cálcio e cloreto de potássio. O Grande Lago Salgado de Utah, nos Estados Unidos, e o Mar Morto, no Oriente Médio, ao apresentarem grandes concentrações de sal, permitem que as pessoas flutuem na água.

Fazendo uma comparação com a concentração média de sal nestas águas e nos restantes oceanos, podemos dizer, que em 100 ml de água encontramos cerca de 3 gramas de sal. Já no Grande Lago Salgado de Utah e no Mar Morto, esses mesmos 100 ml concentram entre 30 a 35 gramas de sal, ou seja, têm dez vezes mais concentração salina. Em contraste com esta realidade temos o Mar Báltico, no norte da Europa, que ao apresentar uma baixa concentração de sal, chega a ficar congelado durante o inverno.
Se o sal fosse retirado do mar e espalhado sobre a Terra obteríamos uma camada com cerca de 150 metros de espessura e uma altura que poderia equivaler a um prédio de 40 andares. Curiosamente, em 28 litros de água do mar, poderíamos retirar cerca de 2 quilos de sal.