Porque temos diferentes tipos sanguíneos? Veja.

Os diferentes tipos sanguíneos humanos provavelmente surgiram para afastar as doenças infecciosas.
A incompatibilidade de alguns tipos de sangue, no entanto, é apenas um “acidente” da evolução. Mas esse é um problema relativamente recente, já que a transfusão de sangue existe a apenas algumas centenas de anos.
Existem quatro tipos sanguíneos principais. O mais antigo é o B, que deve ter se originado há cerca de 3,5 milhões de anos – existia antes mesmo de a espécie humana ter evoluído de seus ancestrais hominídeos, a partir de uma mutação genética que modificou um dos açúcares que ficam na superfície das células vermelhas do sangue.

Aproximadamente 2,5 milhões de anos atrás, mutações inativaram o açúcar, originando o sangue do tipo O, que não tem nem o açúcar do tipo A nem do B. O sangue AB, como é fácil supor, é coberto tanto pelo açúcar A como pelo B.
Esses açúcares fazem com que alguns tipos de sangue sejam incompatíveis entre si. Se for feita uma transfusão de sangue com um doador de sangue do tipo A para uma pessoa com

Estudos apontam que "otimismo" é defeito cerebral

Determinar se o otimismo é algo bom ou mau para o homem é algo sumamente relativo, mas é um fato que tendemos a crer que as coisas são melhores do que são na realidade ou que as coisas negativas não vão ocorrer com a gente. Mas a verdade é que não é bem assim e um novo estudo sustenta que a tendência a ser positivo é culpa de nosso cérebro.
Esta atitude pode ser nociva, segundo um grupo de neurocientistas ingleses e alemães, em todo âmbito de decisões na vida e a origem se encontra nos

Saiba porquê sentimos nojo.

Já pararam para pensar por que algumas coisas que vemos nos dão a sensação de nojo,, enquanto outras não?
Muitas coisas, variáveis, nesse caso, podem estar envolvidas, e aquilo que dá nojo a algumas pessoas pode parecer comum a outras.
Uma psicóloga americana, Rachel Herz, escreveu um livro para entender melhor como o nojo funciona.
A autora da obra dá o exemplo do Hákarl, uma tradicional iguaria da culinária da

Córneas artificiais permitem restaurar visão

Córneas biossintéticas implantadas cirurgicamente permitiram restaurar parcialmente a visão de alguns doentes, segundo um pequeno ensaio clínico realizado na Suécia com dez pacientes.
A investigação, a cargo de uma dupla de cientistas suecos e canadianos e publicada recentemente na revista

Os benefícios do bocejo. Veja.

Pode parecer estranho, mas é realmente verdade. Bocejar ajuda a resfriar o cerebro e melhora a atenção.
Segundo um grupo de psicólogos americanos, essa pode ser exatamente a função do ato de bocejar: resfriar o cérebro para melhorar a concentração. Assim sendo, em vez de

Cheiros que nos fazem bem e felizes

O elo entre o cheiro e a memória é muito forte. Segundo a Dr.ª Pamela Darton, "o olfato tem o poder de nos fazer lembrar do passado e nos levar a locais ou ocasiões felizes, ou nos fazer recordar de uma pessoa especial, suscitando sentimentos de saudade e conforto".
Nesse aspecto, as memórias que incluem lembrança de odores têm tendência para serem mais intensas e emocionalmente mais fortes. Um odor que tenha sido

Técnica inovadora permite fazer cirurgia sem cicatrizes

Considerada a operação de terceira geração, a técnica é realizada através dos orifícios naturais do corpo. Permite uma recuperação mais rápida e é indolor, mas os médicos garantem que ainda é necessário mais investigação
Uma nova técnica promete revolucionar a maneira de operar em todo o mundo. Ainda em fase de testes e com pouca experiência em doentes, esta cirurgia é feita através dos orifícios do corpo (vagina, boca, umbigo, uretra e ânus) sem a necessidade de qualquer corte no abdómen ou tórax. Resultado: não ficam cicatrizes.
A técnica promete ser quase indolor e de recuperação mais rápida.
Um dos poucos casos aconteceu há

Um pouco mais de curiosidades sobre a astronomia

Muitas coisas sobre a galaxia e universo não são tão conhecidos pela população em si. Abaixo listei mais algumas curiosidades sobre nosso perfeito e fantástico universo.


* O nome mais longo de estrela é Torcularis Septentrionalis, dado à estrela ômicron Piscium da constelação de Peixes

* A constelação do Cruzeiro do Sul é formada por 54 estrelas; porém, somente 5 são visíveis a olho nú

Pesquisa diz que 1 em cada 5 pessoas no mundo acreditam em ET's

20% da população mundial acredita que os extraterrestres andam entre nós disfarçados de pessoas normais.
O inquérito feito pela Reuters a 23 mil adultos em mais de 22 países revelou que 1 em cada 5 pessoas acredita na existência de ET’s, ou seja, 20% da população mundial. Isto significa que 80% do mundo não acredita em ‘aliens’.

Mais de 40% dos inquiridos da Índia e da China acredita que os extraterrestres vivem entre nós disfarçados de humanos, enquanto que belgas, suecos e holandeses são os menos crentes, com apenas 8% a acreditar na existência de ET’s.
“A explicação pode estar no facto de nos países pequenos se conhecer bem os vizinhos”, afirmou John Wright, da firma Ipsos.
Em termos de género, mais homens do que mulheres – 22% contra 17% – acredita na existência de extraterrestres.

Alcoolismo é e deve sim ser considerado doença. Veja porque.

O alcoolismo, ao contrário do que alguns pensam, é considerado sim uma doença. E isso vem sendo analisado assim desde os anos 50, pela OMS(Organização Mundial de Saúde). O alcoolismo além de poder ser destrutivo tanto na vida familiar quanto no cotidiano do trabalho, é uma doença que pode ser divida em algumas partes, dentre elas progressiva, reflexiva e de determinação fatal

Progressiva
Se manifesta lentamente ao longo dos anos sem que a pessoa perceba. Nesses casos, geralmente o alcoólico é o último a perceber (e isso quando percebe, pois geralmente o indivíduo sempre nega que esteja dependente)
Em tese, geralmente os homens levam de 8 a 10 anos para se tornarem dependentes. Já as mulheres levam de 3 a 5 anos.

Reflexiva
Atinge as pessoas que estão em volta do alcoólico como os familiares amigos, vizinhos e afins, sendo que ha possibilidade de elas também adoecerem, necessitando de tratamento. Isso ocorre porque, uma pessoa vendo a outra beber, principalmente da própria família, acha que ela também pode beber e começa um ciclo intermínavel, pois muitas pessoas não conseguem ter força de vontade para seguirem seus próprios instintos. Nesse caso, influência (direta ou indireta) dos pais, parentes ou amigos próximos, acabam por atingir essas pessoas.

De determinação fatal
Leva a morte e também provoca, no meio em que a pessoa vive, desentendimentos, brigas e, em casos mais extremos, pode fazer com que as brigas causem mortes ou acidentes mais graves.

Abaixo alguns sintomas que já mostram que a pessoa está com dependência química:

* Faltar ao trabalho nos últimos meses por causa da bebida;
* Necessita de beber para se divertir ou resolver algum problema;
* Se a bebida já causou problemas em seu lar;
* Se costuma beber mais que o normal;
* Mesmo já tendo bebido mais que o suficiente, tenta conseguir doses extras;
* Se já teve um 'apagamento' (aminésia alcoólica);
* E outros casos...


Caso você, caro leitor, tenha já passado, venha passando, por esses casos acima, você já apresenta problemas alcoólicos. Nesse caso, procure ajuda enquanto ainda é cedo, pois essa doença com certeza levará a morte alguém, seja você ou algum ente próximo.

Sabe qual é o estado físico do fogo? Descubra.

Nenhum. Como o fogo não é formado por matéria, ele não pode ser encaixado em nenhum estado físico. Apesar de vermos e sentirmos a chama, ela é só energia. O fogo pega na madeira, por exemplo, quando ela ultrapassa os 260 °C. Nessa temperatura, as moléculas da madeira se quebram em átomos, que se unem ao oxigênio do ar e formam moléculas de água.

O nascimento do H2O aparece para nós em forma de chamas. Isso porque a energia que cabe nas moléculas de água é menor que a liberada pela madeira. Então, o que sobra da reação vira luz e calor - ou melhor, fogo. Existe um certo folclore em relação ao suposto estado físico das chamas. Livros não-científicos já apontaram que o fogo pertence ao quarto estado da matéria, o plasma. Não é verdade.
"Esse estado ocorre quando um gás se torna uma nuvem de núcleos atômicos e elétrons, separados uns dos outros", diz o químico Flávio Maron Vichi, da USP. Como essas partículas (núcleos e elétrons) sempre aparecem juntas em gases, sólidos e líquidos, o plasma é considerado um estado à parte.
Em geral, ele ocorre em estrelas, a temperaturas de milhões de graus Celsius.

É possível ocorrer um apocalipse de zumbis? Veja.

O cenário é sempre o mesmo. Ruas desertas, lixo espalhado, prédios abandonados e um grupo de humanos tenta sobreviver ao extermínio zumbi. Com isso em mente, vem a cabeça filmes como A madrugada dos mortos, Extermínio, Resident evil ou a série Walking Dead. Mas, será que é possível criar um vírus maligno que dará início ao Apocalispe Zumbi? Talvez, mas não será fácil para os cientistas.
Um professor assistente de psiquiatria da Universidade de Harvard, Steven C. Schlozman, já andou pensando nisso e até escreveu um livro “A autópsia Zumbi” (The Zombie Autopsies), uma série de excertos de ficção retirados do caderno de anotações do “último cientista mandado ao Santuário das Nações Unidas para estudar uma praga zumbi”. O livro deve dar medo até naqueles acostumados em assistir filmes de seres meio humanos, meio cadáveres, devorando membros arrancados.
Segundo Schlozman, um agente eficiente poderia mirar e desconectar partes do cérebro humano. Desta maneira, o indivíduo manteria algumas capacidades motoras intactas como andar (em câmera lenta) e comer (humanos). Contudo, seu lóbulo frontal, que é responsável pela moralidade, pelo planejamento e por inibir ações impulsivas deixaria de existir.
Para criar estes seres ambulantes que andam por aí grunhindo atrás da próxima refeição seria preciso apenas uma proteína. Schlozman explica que a deterioração do lóbulo frontal poderia ser causada por meio de uma infecção por uma proteína, em particular uma chamada príon. Os príons são proteínas capazes de modificar outras proteínas. Estes compostos são responsáveis, por exemplo, pela doença da Vaca Louca.

O primeiro passo está aí. Contaminar os humanos com um príon que acabe com a nossa moral e limites. Contudo, a transmissão destas proteínas é fácil de controlar. O bicho iria pegar mesmo se algum cientista maluco fixasse o príon a um vírus que se espalhasse rapidamente e levasse o agente contaminante direto ao cérebro dos futuros zumbis. A tarefa, para alegria geral dos humanos, não seria fácil.
Não é fácil, mas tem louco para tudo. O diretor de transplantes e doenças infecciosas do Massachusetts General Hospita, em Boston, Jay Fishman, propõe que se use o vírus que causa encefalite, uma inflamação aguda do cérebro. Tá achando pouco? O cara ainda propõe usar o vírus da Herpes ou o vírus do Nilo Ocidental, causador de uma doença letal disseminada pela picada de mosquitos infectados.
A nossa sorte é que ele mesmo admitiu que ligar um príon e um vírus faz parte de um “cenário bem improvável”. Mas vários produtos científicos nasceram de idéias que pareciam improváveis, certo?
Depois da infecção seria preciso controlar o príon para que o cérebro do Zumbi não fique completamente perdido e ele entre em coma. Para isso, Schlozman sugere adicionar sal para induzir alcalose metabólica (perda de ácidos no organismo). Com a alcalose “você teria convulsões, tremores e ficaria igualzinho um zumbi”.
É melhor começar a estocar armas, munições e se preparar para a caça no estilo da turma de Zumbilândia.

Nosso planeta e seus movimentos

Provavelmente a maioria das pessoas devem pensar que a terra tem dois movimentos, o de translação e o de rotação. Bom, está correto, mas, esses são os mais básicos dos básicos. Na verdade a terra possui muito mais que dois simples movimentos. Os movimentos da Terra são os movimentos simultâneos realizados no espaço. Existem ao todo cinco movimentos principais. Abaixo estarei comentando e explicando cada um deles.

Rotação
A rotação da Terra é o movimento giratório que a Terra realiza ao redor do seu eixo, no sentido anti-horário, para um referencial observando o planeta do espaço sideral sobre o pólo Norte. A duração do dia - tempo que leva para girar 360 graus (uma volta completa) - é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos (23h 56min 4,09s), em relação às estrelas fixas. Em relação ao Sol, o tempo de rotação é de 24h. Movimento de rotação da Terra, com o eixo da Terra, os pólos Norte e Sul e o equador. A metade de cima, na figura, é o hemisfério Norte e metade de baixo é o hemisfério Sul.

Translação
A translação da Terra é o movimento elíptico que a Terra realiza ao redor do Sol. Esse movimento, juntamente com a inclinação do eixo de rotação da Terra, é responsável pelas estações do ano.
O movimento demora 365 dias e seis horas a ser realizado, isto é, na verdade, um ano não bissexto tem um défice de 6 horas e 4 minutos em relação ao real movimento de translação.
Este défice, ao fim de 4 anos de "acumulação", origina 24 horas (6h*4anos=24h) e é "compensado" com um ano bissexto.
O sentido de translação da Terra é anti-horário se observado do espaço sideral do Norte para o Sul. Se observado do Sul para o Norte este movimento seria horário.
Para eliminar esta ambiguidade, podemos utilizar a convenção matemática do vetor velocidade angular \vec \omega. Este vetor aponta para o norte, paralelo ao eixo de rotação, que se encontra no centro de massa do sistema Terra-Sol. A rotação da Terra segue o movimento no mesmo sentido, estando o seu eixo de rotação inclinado de 23º em relação ao plano de sua órbita.

Precessão
Precessão dos equinócios é literalmente um círculo imaginário, riscado na esfera celeste pela projeção do eixo de rotação terrestre. Esse risco, que há milênios vem sendo acompanhado, se chama precessão que é um movimento para trás em relação ao avanço do ponto vernal do equador celeste tomando como referência o ciclo anual do sol. O movimento retrógrado, coloca os eixo norte e sul apontados para diferentes pontos , ocupados ou não por estrelas, no correr do círculo completo que dura cerca de 25 800 anos, ao fim dos quais o eixo norte ou sul apontarão para a mesma região eventualmente coincidente (ou não) com uma estrela denominada polar.
Devido a este movimento, o equinócio (data em que o dia e noite têm a mesma duração) de primavera passa a acontecer com a entrada do Sol em diferentes constelações da eclíptica. A este fenômeno se deu o nome de precessão dos equinócios.
O termo se refere ao movimento do eixo no longo prazo, os movimentos de curto prazo são estudados como nutação (18,6 anos de ciclo) e movimento do pólo.

Nutação
A nutação (do latim nutatione) é, na astronomia, uma pequena oscilação periódica do eixo de rotação da Terra com um ciclo de 18,6 anos, sendo causada pela força gravitacional da Lua sobre a Terra.
A nutação é provocada por uma inclinação de 5,1º do plano da órbita da Lua em relação à eclíptica, pela qual a precessão é durante nove anos de maior e depois nove anos de menor intensidade do que a média. Este efeito é matematicamente separado em duas componentes: a nutação eclíptica longitudinal de ±17,24" e a inclinação da eclíptica de ±9,21".
Em homenagem a seu descobridor, o astrônomo inglês James Bradley (1693-1762), a nutação também é chamada Nutação de Bradley. Em 1728 ele pesquisou sobre precisas coordenadas celestes de algumas estrelas, quando encontrou o efeito da nutação. Ela tem uma dimensão semelhante à Aberração da Luz, também descoberta por Bradley.
Além desta nutação de 18,6 anos, existe uma outra, com ciclo menor, de aproximadamente um mês, com uma grandeza de apenas pouco mais de 0,01".

Revolução
Movimento executado pela Terra ao redor do centro da Via Láctea junto com o Sol igual a 365 dias e 6 horas, 9 minutos e nove segundos, cobrindo um percurso orbital de 950 milhões de km. O eixo terrestre inclina-se sob a forma eclética e apresenta um ângulo de 66º 33”.

Características de um bom mentiroso

Todos nós mentimos. Independente de tudo, as situações para isso são as mais diversas. E tem casos que algumas pessoas mentem mais e muito melhor do que as outras. Por isso, é normal desconfiar das histórias absurdas do amigo ou acreditar que o seu colega de trabalho pode ser um psicopata . Mas não há motivos para a paranoia.
A revista Scientific American (Ciências da América) mencionou recentemente o trabalho de uma equipe de pesquisadores liderados pelo psicólogo holandês Aldert Vrij, da Universidade de Portsmouth, que listou características típicas de mentirosos convicentes para ajudar a identificá-los. Veja abaixo vários casos:

São manipuladores
Segundo o artigo, manipuladores mentem frequentemente e não têm escrúpulos morais – por isso, sentem menos culpa. Eles também não têm medo de que as pessoas desconfiem e não precisam de muito esforço cognitivo para fazer isso. A coisa meio que acontece naturalmente.

São bons atores
Quem sabe atuar tem mais facilidade em mentir e se sente confiante ao fazer isso, pois sabe que é capaz de fingir muito bem. (Antes que comece a polêmica, não estamos dizendo aqui que bons atores são necessariamente mentirosos. A lógica é oposta: bons mentirosos é que são, geralmente, bons atores)

Conseguem se expressar bem
“Pessoas expressivas geralmente são benquistas”, dizem os pesquisadores. Elas dão uma impressão de honestidade porque seu comportamento sedutor desarma suspeitas logo de início, além de conseguirem distrair os outros facilmente.

Têm boa aparência
Pesquisas já mostraram que pessoas bonitas tendem a ser mais queridas e vistas como honestas, o que ajuda quem curte enganar os outros.

São espontâneos
Para acreditarmos num discurso, ele precisa parecer natural. Quem não tem a capacidade de ser espontâneo acaba parecendo artificial – e fica difícil convencer alguém desse jeito.

São confiantes enquanto mentem
Bons mentirosos geralmente sentem menos medo de serem desmascarados do que as outras pessoas. Então, mantêm uma atitude confiante em relação à sua habilidade de mentir.

Têm bastante experiência em mentir
Assim como nas outras coisas, o treino também leva à perfeição quando se trata de mentir. Quem está acostumado a isso já sabe bem o que é necessário para convencer as pessoas e conseguem lidar mais facilmente com suas próprias emoções.

Conseguem esconder facilmente as emoções
Em algumas situações mais arriscadas, mesmo um mentiroso veterano pode sentir medo e insegurança. Nesse caso, é fundamental conseguir camuflar bem essas emoções. Além disso, já dissemos que mentirosos geralmente são pessoas expressivas, né? Pois é: eles costumam ser bons em fingir sentimentos que não estão realmente sentindo, mas também tendem a manifestar seus verdadeiros sentimentos espontaneamente. Por isso, é necessário ter habilidade em mascará-los para que não venham à tona.

São eloquentes
Pessoas eloquentes conseguem confundir mais facilmente as pessoas com jogos de palavras e conseguem enrolar mais nas respostas caso lhe perguntem algo que exija outras mentiras.

São bem preparados
Mentirosos planejam com antecedência o que vão fazer ou dizer para evitar contradições.

Improvisam bem
Mesmo estando preparado, é preciso estar pronto a improvisar caso alguém comece a desconfiar da história que ele inventou ou as coisas não saiam como esperava.

Pensam rápido
Para improvisar bem, é preciso pensar rápido. Quando imprevistos acontecem, e fica fácil desconfiar quando a pessoa fica sem resposta ou tenta ganhar tempo dizendo “ahhn” ou “eee”. Bons mentirosos não têm esse problema e conseguem pensar em uma saída rapidamente.

São bons em interpretar sinais não verbais
Um bom mentiroso está sempre atento à linguagem corporal do seu ouvinte e consegue interpretar sinais não-verbais que possam indicar desconfiança. Caso identifique indícios de suspeitas, ele muda de atitude ou melhora a história.

Afirmam coisas que são impossíveis de se verificar
Por motivos óbvios, bons mentirosos costumam fazer afirmações sobre fatos que sejam impossíveis de se provar e evitam inventar histórias mirabolantes que poderiam ser facilmente desmascaradas.

Falam o mínimo possível
Quando é impossível falar algo que não pode ser verificado, o mentiroso simplesmente não diz nada. Se a peguete pergunta ao mentiroso onde estava naquela noite em que não atendeu ao telefone, ele vai preferir responder algo como “honestamente, eu não me lembro”. Melhor do que inventar que teve de levar a avó ao médico. Quanto menos informação fornecer, menos oportunidade ele terá de ser desmascarado.

Têm boa memória
Quem quer desmascarar um mentiroso procura por contradições no seu discurso, porque muitas vezes eles podem simplesmente se confundir ou esquecer detalhes que inventaram. Mas não se impressione se a pessoa conseguir se lembrar e repetir cada vírgula do que lhe contou anteriormente. Bons mentirosos geralmente têm ótima memória.

São criativos
Eles conseguem pensar em saídas e estratégias que você nunca imaginaria. Mas não se deixe levar pelo seu brilhantismo – afinal, é isso o que eles querem.

Imitam pessoas honestas
Mentirosos procuram imitar o comportamento que, no imaginário das pessoas em geral, são típicos de quem só diz a verdade – e evitam se parecer com a imagem que se tem dos mentirosos.


Apesar do que foi descrito acima parecer um manual para ajudar as pessoas a mentir melhor, os pesquisadores têm certeza de que essa lista não é capaz de melhorar a capacidade mentirosa de ninguém. Isso porque a maioria dessas características são inerentes à pessoa e têm a ver com aspectos da sua personalidade. Para a ciência, o melhor mentiroso é aquele que nasceu assim.