Saiba as diferenças entre Hepatites A, B, C, D e E

Hepatite é um termo genérico que se refere a qualquer processo inflamatório no fígado. Podem provocar essa inflamação tanto agentes biológicos (vírus, álcool ou fármacos) como físicos (radiação).
Os vírus são os principais agentes biológicos responsáveis pelas hepatites, denominados de vírus A (VHA), B (VHB), C (VHC), D (VHD) e E (VHE). Eles diferem em relação ao material genético, vias de transmissão e capacidade de provocar doença crônica, com conseqüente risco de progressão para cirrose. Os casos mais comuns são os de hepatite A, B e C.

O VHA é um vírus de RNA, cuja transmissão se dá pela água e alimentos contaminados com fezes. É comum em regiões em desenvolvimento e carentes de infra-estrutura sanitária. Seu período de incubação varia de 15 a 45 dias, em média.

O VHE compartilha as vias de transmissão e epidemiologia do VHA, sendo também de RNA, com incubação de 8 a 10 semanas em média. Mais freqüente no leste asiático e na Índia, acarreta alta mortalidade em gestantes.

O VHB e VHC são transmitidos principalmente por sangue e material contaminado com sangue (hemoderivados, agulhas, seringas etc.). Fazem parte dos grupos de risco os usuários de drogas e os hemofílicos (apesar de a adoção de medidas de controle de qualidade dos bancos de sangue ter contribuído bastante para a redução da incidência da doença nesses pacientes).

O VHB também é uma doença sexualmente transmissível; já em relação ao VHC existe controvérsia. Eles também diferem quanto ao material genético (o VHB é de DNA, o VHC é de RNA) e período de incubação (o do VHB é em média de 90 dias e o do VHC de 4 a 6 semanas, em média).

Ambos são capazes de evoluir para doença crônica e cirrose hepática, diferentemente do VHA e VHB. Por fim, o VHD, que é um vírus defeituoso, só consegue se multiplicar em indivíduos infectados pelo VHB. Por isso, compartilha suas vias de transmissão.


A maior parte dos casos de hepatites é assintomática. Algumas pessoas apresentam sintomas virais inespecíficos, lembrando um quadro gripal. Os sintomas clássicos de hepatite (coloração amarelada dos olhos, urina escura e fezes claras) são decorrentes da alteração na função hepática, principalmente nas hepatites agudas.

Causas e Efeitos da Coca-Cola

Que a Coca-Cola é o refrigerante mais consumido no mundo isso todo mundo sabe. E que ele também é um dos mais saborosos todo mundo sabe também. Mas, o que nem todos sabem, são os efeitos que a coca-cola traz. Não só ela, mas em parte todos os refrigerante de Cola. Já perceberam que quando tomamos coca ficamos mais "acesos", "alegres"? Vejam só.
Eles tiraram a cocaína da fórmula há quase 100 anos. O motivo disso ocorrer era porquê esse ítem era desprezível.
Abaixo disponibilizei em detalhes o que ocorre após ingerir Coca-Cola.


"10 minutos- Uma quantidade parecida com 10 colheres de chá de açúcar golpeiam seu organismo (100% da recomendação diária). Com essa quantidade de açúcar, você só não vomita imediatamente porque o ácido fosfórico quebra o enorme sabor de açúcar, permitindo que a Coca não fique tão doce.

20 minutos - O açúcar do seu sangue aumenta, causando uma explosão de insulina. Seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (que nesse momento é abundante).

40 minutos - A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, sua pressão aumenta e, como resposta, seu fígado joga mais açúcar em sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, evitando que você fique entorpecido.

45 minutos - Seu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do seu cérebro. Fisicamente, é exatamente isso que acontece se você tomar uma dose de heroína.

60 minutos - O ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Essa junção é composta por altas doses de açúcar e adoçantes artificiais. Isso também faz você eliminar cálcio pela urina.

65 minutos - A propriedade diurética da cafeína começa a agir, e faz você ter vontade de ir ao banheiro. Agora é certo que você ira defecar a junção de cálcio, magnésio e zinco; que deveriam ir para seus ossos, assim como o sódio e a água.

70 minutos - O entusiasmo que você sentia, passa. Você começa a sentir falta de açúcar, que faz você ficar meio irritado e/ou com preguiça. Essa hora você já urinou toda a água da Coca, mas não sem antes levar junto alguns nutrientes que seu corpo iria usar para hidratar o organismo e fortalecer ossos e dentes."



Isso tudo será seguido por uma enorme falta de cafeína em poucas horas. Se a pessoa for fumante será em bem menos tempo.
Enfim. Comam algo bem nutritivo para suprir as perdas que seu corpo teve nesse processo. Caso não tenha nada de nutritivo perto de você... bom, vai lá e toma outra coca então né, ;)

Sentimento do ódio é semelhante ao sentimento de amor

Investigadores do Laboratório de Neurobiologia do Colégio Universitário de Londres estudaram uma das sensações menos interessantes do ser humano - o ódio - em particular que zonas do cérebro humano fazem despertar essa emoção. Os cientistas britânicos descobriram que a origem do “circuito do ódio” tem pontos em comum com o que desperta o sentimento antagónico do amor.
Capaz de levar as pessoas a cometer ações agressivas, o ódio é um sentimento complexo e, semelhante ao amor, impele à realização de algumas ações impensadas.
Para descobrir o “circuito do ódio”, os investigadores observaram imagens de ressonância magnética de 17 pessoas – 10 homens e 7 mulheres – captadas quando observavam imagens de pessoas pelas quais sentiam animosidade (cedidas pelos próprios participantes), alternadas com fotografias de rostos que lhes eram indiferentes, que não lhes despertavam nenhum tipo de sentimento.
Desta forma, os cientistas observaram as áreas neurológicas que se ativavam quando sentiam ódio e concluíram que o circuito estimulado pelo ódio envolve principalmente duas regiões do cérebro, que geram também o comportamento agressivo. Estas zonas estão situadas no centro do cérebro (ínsula) e numa superfície lateral do órgão (putamen) e são “as mesmas áreas ativadas quando as pessoas se apaixonam”, explicam os investigadores no estudo publicado em uma revista estrangeira.

Diversas pesquisas têm concluído que nas funções em que participa a ínsula incluem-se as que catalisam as expressões de desgosto e os estímulos desagradáveis, enquanto o putamen está encarregado de planificar a resposta ativa, como por exemplo, agredir uma pessoa que se odeia ou realizar uma atitude defensiva.
O fato das zonas do putamen e da ínsula também se ativarem com o sentimento de amor não é surpreendente, já que ambos os sentimentos (amor e ódio) podem levar a atos irracionais e agressivos” explica Semir Zeki, coordenador do estudo.