Curiosidades e fatos sobre o corpo humano

O corpo humano é uma máquina sem igual. É tão complexo que, mesmo depois de tantos anos de existência e, mesmo com a tecnologia atual, é impossível descobrir sequer 10% do corpo humano, do que ele é capaz, da nossa constituição e, principalmente, o nosso cérebro.
A criação do ser humano é perfeita, tanto é que, logicamente, somos as criaturas mais complexas que existe no mundo. Que honra não? Enfim, muitas pessoas talvez ainda não saibam muita coisa sobre o nosso corpo, então abaixo vocês poderão ler muitas curiosidades sobre algo tão complexo, que somos nós, os humanos.


- O cérebro é constituído por mais de 10 milhões de células e que ele pesa cerca de 1,5kg? O cérebro de um recém-nascido cresce quase 3 vezes o seu tamanho durante o primeiro ano. Os humanos têm o cérebro mais complexo de qualquer criatura na Terra.

- O cérebro humano é o que possui mais pregas de todos os seres vivos. Por isso, se o estendesse-mos, mediria aproximadamente 2 metros, enquanto que o cérebro de um gorila, apesar de ter o mesmo peso, só mediria uma quarta parte do tamanho do cérebro humano.

- A velocidade em que pensamos, se fosse medida em KM, seria de 240KM, mas não por hora, mas sim por segundo.

- Se não exercitarmos o que aprendemos, esquecemos 25% em seis horas, 33% em 24 horas e 90% em seis meses.

- O olho humano é capaz de distinguir 10.000.000 de diferentes tonalidades.

- Com uma média de 70 batidas por minuto, o coração bate 37 milhões de vezes por ano.

- Cada soluço dura menos de 1 segundo e ocorrem com uma frequência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto. O livro dos recordes menciona um soluço que durou 57 anos.

- A força necessária para dar três espirros consecutivos, queima exatamente o mesmo numero de calorias que um orgasmo.

- Um ser humano sadio, por ano, tem em média 1.460 sonhos.

- O cabelo cresce cerca de 0,6 cm por mês. Curiosamente, a hora em que ele mais cresce é na parte da manhã.

- O piscar do olho dura cerca de um décimo de segundo.

- Mais de metade dos ossos do corpo humano estão nas mãos e nos pés.

- A mão humana tem 27 ossos e 35 músculos.

- Em cada 2,54 cm de pele humana, existem 19 milhões de células, 60 pelos, 90 glândulas sebáceas, 5,79 metros de vasos sangüíneos, 625 glândulas sudoríparas e 19 mil células nervosas.

- Uma pessoa possui, em média, gordura corporal suficiente para fazer duas dúzias de sabonetes.

- Durante uma vida, a nossa pele é renovada aproximadamente 1.000 vezes.

- Durante o tempo que demorou a ler esta frase 50.000 células do teu corpo morreram e foram substituídas por células mais novas.

- O coração de uma pessoa com 75 anos já bateu mais de 2.737.500.000 de vezes.

- Um adulto médio produz cerca de meio litro de gás flatulento por dia, resultando numa média de 14 ocorrências flatulentas por dia. Resumindo, um adulto (homem principalmente) peida para c*r*lh*.

- Pode parecer piada, mas os destros vivem em média 9 anos a mais do que os canhotos.

- O coração bombeia o sangue com uma pressão suficiente para o esguichar a uma altura de 9 metros.

- Apenas uma pessoa em cada 2 bilhões viverá mais de 116 anos.

- Uma pessoa pisca os olhos aproximadamente 25 mil vezes por dia.

- Se uma pessoa usar fone de ouvido durante mais de uma hora, o número de bactérias do ouvido aumenta 700 vezes.

- O coração humano bate mais de 100.000 vezes por dia!

- Por cada sílaba que o homem fala, 72 músculos entram em movimento. Para sorrir, são utilizados 14 músculos e, para beijar, apenas 19.

- Os pulmões contêm quase 2400 quilômetros de vias aéreas e mais de 300 milhões de alvéolos.

- Se você mantiver, à força, os olhos abertos durante um espirro, é possível que eles saiam das órbitas.

- O músculo mais forte do corpo humano é a língua.




Aprenderam mais? Pois é. Bom, agora leiam isso mais vezes para não esquecerem, OK? =)

Saiba o motivo de o mar ser azul

O Mar é uma visão explêndida. Tão bela quanto olhar para o céu estrelado nas noites. Mas algo curioso é, se a água é transparente, porquê quando olhamos para o mar ela parece ser azul, ou mesmo verde? A explicação vem de cima.
O tom azulado que vemos no mar tem haver com o céu, que, se repararem, é ele que se reflete no mar. Mas não é somente esse fator que determina a cor da imensidão "aguática".
Outro fator é a cor da terra ou das algas transportadas pelas águas. Por isso que as vezes a água tem uma cor mais verde, devido a alta taxa de algas contidas naquela região. A partir de uma certa profundidade, as cores começam a sumir do fundo do mar. A primeira cor a desaparecer é a vermelha, aos seis metros. Depois é impossível perceber a cor amarela, a partir dos quinze metros, até chegar a um ponto em que só se verá o azul.
Mas, de toda forma, olhar para o mar, conhecido também por imensidão azul, é uma visão realmente reconfortante...

Porquê espirramos quando olhamos para o Sol? Veja.

Um espirro é geralmente desencadeado pela irritação do nariz, identificada pelo nervo trigeminal, um nervo cranial responsável pelas sensações e controle motor da face. Ele está bem próximo do nervo óptico que, por sua vez, “percebe”, por exemplo, quando um feixe repentino de luz entra na retina. De acordo com a teoria, assim que o nervo óptico dá o sinal para o cérebro constringir as pupilas, parte do sinal elétrico é identificado pelo nervo trigeminal e confundido pelo cérebro como aviso de nariz irritado. E assim acontece o espirro.

Mas como esse fenômeno inofensivo (e em algumas situações pode ser embaraçoso) não parece estar ligado a qualquer doença, o estudo científico do assunto é escasso. Poucos estudos com relação a esse fenômeno tem sido feitos. Não existem estudos rigorosos, mas pesquisas informais identificam 10 a 35% da população como “espirradores fóticos”. Um trabalho da década de 60 demonstrou que a característica é autossomal dominante – ou seja, o gene não está no cromossomo X ou Y, e apenas uma cópia dele tem que estar presente para que a característica seja expressada. Então, se um dos pais de uma criança espirra ao olhar para uma luz brilhante, metade seus filhos também vai precisar de um lencinho.

O culpado genético permanece não-identificado, mas os brothers de roupa branca estão começando a se interessar em revelá-lo. “Eu acho que vale a pena”, diz Louis Ptácek, neurologista da University of California em São Francisco. Ptácek estuda transtornos episódicos como a epilepsia e enxaquecas, e acredita que pesquisar o espirro de reflexo fótico poderia esclarecer outros aspectos da neurologia.
Convulsões epilépticas às vezes são desencadeadas por flashes de luz e a enxaqueca é frequentemente acompanhada por fotofobia. “Se conseguíssemos encontrar um gene que provoca o espirro fótico, poderíamos estudá-lo e aprender algo sobre o caminho visual e outros fenômenos de reflexo”, diz o pesquisador.
Mas até que os cientistas encontrem as famílias adequadas para seu estudo, o espirro de reflexo fótico permanecerá uma característica genética divertida (para os outros), como conseguir dobrar a língua. Apesar de um estudo de 1993 publicado na Military Medicine ter levantado questões sobre o espirro induzido pela luz colocar em perigo pilotos de caça – para os quais um piscar de olhos pode ser letal em certas situações –, esse temor foi deixado de lado quando uma pequena pesquisa apontou que usar óculos escuros eliminaria esse efeito.
Esse não foi o único estudo, digamos, excêntrico sobre esse tipo de espirro. Por exemplo, uma pesquisa de 1978 entrou na moda dos acrônimos e quis batizar o espirro de reflexo fótico como Síndrome de explosão hélio-oftálmica autossomal-dominante – que, para quem não sabe, a sigla, que no inglês é ACHOO, foi a que deu origem ao pseudo-nome ATCHIM.
Seria interessante quando fôssemos espirrar e, ao invés de sair ATCHIM, sair essa frase... muita gente prenderia o espirro máximo que pudesse, =)

Saibam como o sabão surgiu

Alguém aí conhece a história do sabão e como ele iniciou?
Aquele sabãozinho que não pode faltar no banho de ninguém? Que dá um cheirinho agradável depois de um dia exaustivo?
Bem, abaixo disponibilizei uma históriazinha do sabão. Leiam com atenção.


"As origens do asseio pessoal remontam aos tempos pré-históricos. Já que a água é fundamental para a vida, os primeiros povos da pré-história devem ter vivido perto de água e, portanto, deviam ter algum conhecimento sobre suas propriedades de limpeza - mesmo que apenas para lavar o barro das mãos.
As primeiras evidências de um material parecido com o sabão, registradas na história, foram encontradas em cilíndros de barro (datados de aproximadamente 2.800 A.C.), durante escavações da antiga Babilônia. As inscrições revelam que os habitantes ferviamgordura juntamente com cinzas, mas não mencionam para que o "sabão" era usado. tais materiais foram mais tarde utilizados como pomada ou para pentear os cabelos.
Os antigos egípcios tomavam banho regularmente. O uso farmacêutico do sabão encontra-se descrito no ébers papyrus (datado de aproximadamente 1.500 A.C.). Este tratado médico descreve a combinação de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para formar um material semelhante ao sabão, usado para tratar de doenças da péle bem como para o banho.

Mais ou menos na mesmo época, Moisés entregou aos israelitas leis detalhadas sobre cuidados de limpeza pessoal. Ele também relacionou a limpeza com a saúde. Relatos biblícos sugerem que os israelitas sabiam que a mistura de cinzas e óleo produzia uma espécie de pomada. Aparentemente os primeiros gregos não usavam sabão. Eles limpavam seus corpos com blocos de barro, areia, pedra pomes e cinzas e, em seguida, ungiam seu corpo com óleo e raspavam o óleo e a sujeira com um intrumento de metal conhecido como strigil. Eles também usavam óleo e cinzas. As roupas eram lavadas nos rios, sem o uso de sabão.
De acordo com uma antiga lenda romana o nome "sabão" tem sua origem no Monte Sapo, onde se realizavam sacrifício de animais. A chuva levava uma mistura de sebo animal derretido com cinzas para o barro das margens do Rio Tibre. As mulheres descobriram que usando esta mistura de barro suas roupas ficavam muito mais limpas com muito menos esforço.
Os antigos povos germanicos e gauleses também são reconhecidos como sendo descobridores de uma substância chamada sabão, feita de sebo e de cinzas. Eles usavam este material para tingir seus cabelos de vermelho.
Com a evolução da civilização romana, evoluiu também o conceito de banho. A primeira das famosas termas de Roma - com água vinda de seus aquedutos - foi construída ao redor de 312 A.C. As termas se tornaram símbolos de luxo e, muitas vezes, da decadências dos costumes. Já no século 2 D.C., o médico Galem recomendava sabão tanto para fins medicinais como para o banho.

Após a queda do império Romano e do declínio dos hábitos de banho, a Europa sentiu o impacto da sujeira sobre a saúde pública. Esta falta de asseio pessoal aliada às condições de vida insalúbres, contribuíram sobre maneira para as grandes epidemias da Idade Média e, em especial, para a Peste Negra do século 14.
A fabricação do sabão era uma atividade estabelecida na Europa no início da Idade Média. As associações dos fabricantes de sabão guardavam seus segredos industriais a sete chaves. Óleos de origem vegetal e animal eram usados com cinzas de plantas e também fragrâncias. Gradativamente, uma maior variedade de sabão foi se tornando disponível para barbear e lavar a cabeça, bem como para o banho e lavagem de roupa.
A Itália, a Espanha e a França estão sempre entre os primeiros centros de fabricação do sabão. Mais tarde esta indústria também se desenvolveu na Inglaterra. Em 1.622 o Rei James I concedeu, por $100,000 ao ano, o monopólio a um fabricante de sabão. Mais tarde, o sabão sofreu uma pesada carga tributária sendo taxado como ítem de luxo.

O químico francês, Nicolas Leblanc, deu o primeiro grande passo rumo á fabricação comercial de sabão em larga escala. Seu processo (patenteado em 1.791) utilizava sal comum para produzir barrilha (carbonato de sódio), o elemento ativo encontrado nas cinzas, que se junta à gordura para fazer o sabão. Com este processo eram geradas quantidades de soda de boa qualidade a um baixo custo.
Em meados de 1.800, o químico belga, Ernest Solvay, inventou o processo da amônia, onde também o sal comum era utilizado para fazer a soda. O processo da Solvay reduziu ainda mais o custo da soda e aumentou tanto a qualidade quanto a quantidade de soda disponível para a fabricação de sabão.
Desde 1.945 quando a MAZZONI apresentou o seu processo patenteado de secagem por atomização sob-vácuo, já são mais de 2.400 fábricas em 132 países que se utilizam de nossa tecnologia para a produção de sabão."

Pensar muito pode fazer a pessoa engordar? Sim.

Olha, talvez muitos ainda não tenham reparado, mas boa parte dos nerds sempre foram gordinhos. Se não são, serão algum dia.
Dito isso, talvez alguns possam duvidar dessa afirmação. Mas ela é verídica.
Um estudo realizado mostrou que as pessoas, após realizarem alguns trabalhos que exigem utilizar a massa cinzenta bem, comem mais, o que fará, com o tempo, que o pessoal que trabalha incessamente na área industrial fique cada vez mais obeso, dado o fato de todo dia a atenção e pensamentos se focam totalmente no trabalho e a atividade física é quase nula.

Isso se deve ao fato de que o corpo reage pedindo comida, para que possa ser restabelecida a glucose, que é uma fonte de energia do cérebro, já que ele utilizou muita energia na atividade exercida no momento de estudo ou concentração.
Para aqueles que todos os dias estão na faculdade estudando, estudando muito para poderem chegar a ter uma boa renda, para esses é aconselhável que mantenham um ritmo de exercícios físicos em dia, para que se possa manter sadio o corpo. Evitem também muita massa e gordura, já que, caso o tempo seja pouco para exercícios, o corpo não sofra com você ingerindo esses alimentos calóricos.
E, para aqueles que todos os dias utilizam muita energia para se focar em trabalhar em empresas de grande porte que exigem muito do funcionário, tentem aproveitar bem o horário de descanso imposto pela empresa, que geralmente, quando o trabalho é árduo, é de duas horas.

Quanto aos exercícios, não precisa correr horas ou fazer muita atividade física. Caminhar meia hora por dia é o suficiente para um bem estar físico.

Alguns dos animais mais mortais do mundo

O mundo é cheio de curiosidades. Existem aqueles animais que são dóceis, carinhosos, que realmente agradam os seres humanos por serem apegados aos donos.
Mas também existe aqueles outros animais e bichos que, realmente, são da natureza. São bichos em que os seres humanos devem manter distância. Devem ter apenas curiosidade de conhecê-los à distância, não devendo nem ao menos chegar próximo de tais. Existem milhões de espécieis perigosas e mortais no mundo, mas abaixo vou citar apenas dez.
E, como aviso, deixo claro que, para cada bicho e animal abaixo, as chances de sobrevivência de um ser humano próximo a tais ou se forem afetados por algumas das toxinas dos bichos, as chances são mínimas de sobrevivência. Portanto, fiquem atentos.


Mosquito


Ao nos picar, pode causar aquelas coceiras chatas e que tiram a paciência de alguns. É muito ruim ficar ouvindo aquele zunido de um mosquito pairando no ar enqunto comemos ou conversamos, não concorda?
Bom, mas alguns mosquitos podem carregar e transmitir parasitas causadores da malária, tendo como resultado transmitir uma doença muito perigosa. Essas pestes causam anualmente a morte de mais de dois milhões de pessoas.



Cobras Naja


A Naja não detém o título de cobra mais venenosa, sim, mas o pouco de veneno que possuem elas sabem usar muito bem. Por ano, em média 50 mil pessoas morrem por terem sido picadas por cobra. Mas, disso, mais de 50% provém de picadas da Naja.



Cubomedusas Australianas (Águas Vivas)


Esses bichos podem chegar a ter até 60 tentáculos com 4,7 metros cada. Cada tentáculo possui cinco mil células espinhosas com toxina suficiente para matar 60 humanos. Incrível, não?



Tubarão Branco


Esses tubarões possuem em sua mandíbula 3 mil dentes. Agora, imaginem o que esses incríveis "serras" aquáticas podem fazer com um ser humano? Melhor nem pensar.



Leão Africano


O Leão é o rei da selva. É considerado o caçador mais ágil e astuto do mundo. Ê não é atôa. Possui presas gigantes, seu ataque é extremamente veloz, possui garras afiadas como lâminas e outras facetas. Se algum dia vir algum desses Leões na sua frente, melhor eles não estarem com fome.



Crocodilo australiano de água salgada


Parecidos com um tronco, anualmente vários turistas e moradores locais são mortos por esse animal. Ele fica parado na água esperando que alguém desatento passe perto. Caso pegue a presa, ele a leva para o fundo da água e o despedaça, para comê-lo tranquilamente depois.



Elefante


Alguns elefantes matam por ano cerca de 700 pessoas. Na África, alguns elefantes da região pode pesar mais de 7 toneladas. Ou seja, se algum pisar em você ou fazer qualquer outra ação, seus orgãos internos e seus ossos ficarão totalmente esmagados, sem chance de sobrevivência. Possuem também presas bastante afiadas, capaz de atravessar um corpo sem fazerem força.



Urso Polar


Apesar da aparência dócil, esses animais não são amigáveis. Para vocês terem idéia, alguns deles comem elefantes marinhos. Se algum dia um urso polar lhe ver perto de seus filhotes, você poderá ter sua cabeça arracanda de seu corpo com apenas uma patada desse enorme animal.



Búfalo Selvagem


Esse animal pesa mais de 700kg e esse peso, aliado a dois enormes chifres bastante afiados, torna-se um animal mortal. Se ver algum bando desses bichos, passa MUITO longe.



Rãs de dardo venenoso


Estes sapos possuem na região das costas uma espessa neurotoxina, que é capaz de matar até 10 pessoas. Fiquem atentos a essa espécie.




Bom, vimos que muitos animais, por mais que pareçam amigáveis, guardam uma enorme ameaça para nós. Portanto, fiquem longe dos animais supracitados, e sempre fiquem atentos até aos mais simples dos bichos.
Uma mordida de um cão até a arranhada de um gato podem transmitir doenças mortais, dependendo da raça e da doença que carregam. Cuidado!!

Jeito de andar das mulheres mostra histórico de seus orgasmos

Descobrir se uma mulher teve orgasmos recentemente apenas olhando para ela? Sim, é possível. E não é tão difícil saber.
Estudos realizados indicaram que o modo de andar das mulheres revela sobre seu histórico de orgasmos. A pesquisa mostra que, caso haja um breve estudo sobre orgasmos e as mulheres, saber quando as mulheres tiveram orgasmos, ou se tiveram nos dias passados, se torna tarefá um pouco fácil.
Foram analisadas 16 mulheres, que preencheram um questionário sobre sua vida sexual e foram filmadas à distância andando em locais públicos.
Ao analisar os vídeos de cada uma, foi visto, com base no questionário respondido, que é possível sim distinguir uma mulher que teve orgasmos recentemente de alguma outra que não tem relação a um período maior de tempo. O índice de acerto com base nos pesquisadores do estudo foi de 80%. Nada mal para uma simples curiosidade desse mundo...
Para as mulheres já saber: passos largos e vértebras sem nenhum tipo de problema aumenta as chances de um orgasmo bem intenso. Uma das explicações que se tem sobre esse estudo, e algumas que tirei por conta própria, é que a saúde física, mental e emocional das mulheres refletem no jeito até que elas andam, em como falam e na vontade de terem relações.
As mulheres que possuem bloqueios musculares, andam sob alto stresse, preocupações do dia a dia, isso diminui o apetite sexual e reflete até no humor das mesmas, já que a pessoa, seja homem ou mulher, exposta sob altos índices de preocupações e stresse, faz com que sua saúde mental diminua exponencialmente, deixando o humor negativo e refletindo no corpo, deixando ele mais frágil. o estudo mostra indícios da ligação entre bloqueios musculares e a atividade sexual.
As mulheres que possuem esse tipo de problema devem procurar um médico, OK?
E, para os homens, por favor, não saiam na rua tentando advinhar se aquela ou essa mina tiveram orgamos tal dia... vai que uma delas ouve vocês comentando? O vermelhão no rosto vai ficar por alguns dias...

Pagar a vista dói no coração? Olha só, cartão de crédito não.


Olha, quando eu mesmo vou comprar algo, sempre dou uma "chorada" no preço... afinal de contas, nessa nossa crise financeira, pechinchar é a melhor saída pra sempre economizar uns trocados.
Como não sou apenas eu que faço isso, mas sim 90% da população (não digo 100% porquê seria abuso), existe explicações meio científicas relatando esse fato. Atentem que foram cientistas (puxa!) que pesquisaram sobre o assunto... eu heim.

Quatro estudos (e pra variar, eram americanos...) sugeriram que consumidores acabam gastando menos quando pagam à vista, em relação a quando pagam usando crédito.
Além disso, elas também gastam menos quando precisam estimar seus gastos de forma mais detalhada.
Um dos cientistas comentou que quando usamos dinheiro vivo, maior fica o medo de gastá-lo, ou pra resumir, dá aquela dor no coração colocar nosso suado dinheirinho na mão daquele vendedor que nada mais quer que te sugar até tirar seu último centavo.

Os pesquisadores dessa "fabulosa" pesquisa pediram aos participantes (que deveriam ser muitos, pelo visto) que examinassem vários cenários e respondessem a quanto gastariam pagando à vista ou usando outras formas de pagamento.
No primeiro estudo, em que extraordinárias e americanas 114 pessoas se depararam com o cenário de uma refeição em um restaurante, os resultados mostraram sem nenhum tipo de dúvida que as pessoas sentem menos "remorso" de pagar a alta conta do restaurante usando o cartão de crédito que pagando a vista. E, pra ser sincero, isso é bem verdade... eu mesmo, sempre que saiu, a vontade de usar um cartão (só uso débito... sou esperto, não?) é bem maior sempre...

Em uma outra parte do estudo feito, 130 pessoas receberam uma nota de R$ 2,00 e um vale-compras no valor de R$ 5,00. E advinha? Preferiram gastar os vale-compras ao invés da grana que pegaram. Bom, da minha parte, guardaria o vale-compras pra comer na rua quando estivesse morto de fome em qualquer dia da vida... vai saber vai precisar de um, não acha?
Em suma, não importa o que usemos, seja CC ou grana viva, o importante é chegarmos aonde queremos e fazer o que merecemos... vai que alguém aí sai com a namorada e vai pagar o jantar com vale-refeição?
Não seria mico, seria motivo para pegar o indivídio e lhe dar alguns pontapés.

Cérebro descansa quando nosso trabalho é monótono. Qualé heim?

Quem aí já não dormiu no emprego que atire a primeira pedra. E quem também já não cometeu uma falha no trampo que atire um saco de pedras. Eu mesmo numa antiga empresa que eu trabalhava, nos primeiros dias fiz tanta merda (claro, pois eu estava numa área diferente de meu ramo de serviço) que fiquei impressionado ter ficado na empresa várias meses após ainda...
Recentemente um estudo feito com vários trabalhadores, deixou claro que trabalhos monótonos podem fazer com que o nosso cérebro entre no estado de "piloto automático" e leve as pessoas a cometer erros em tarefas que, aparentemente, seriam simples até para crianças com pouca massa cinzenta.
Trabalhos tediosos deixam nosso cérebro em "modo ocioso", ou seja, é tão ruim o que estamos fazendo que o dia passa até mais rápido no trabalho. No final das contas até que seria bom né? Seria bom se nos mantivéssemos no emprego depois de falharmos tantas vezes... mas não vem ao caso isso agora né.
As falhas, quando ocorridas, podem ser cometidas também podem ser previstos com até 30 segundos de antecedência, com base na análise dos padrões de atividade no cérebro.
Trinta segundos... já imaginou você olhar para seu colega de trabalho, daí de repente você percebe que ele vai fazer alguma travessura, tenta avisar, mas ele foi mais rápido que seu cérebro? Seria de matar... de rir.
É como se perdessemos o controle do nosso cérebro por alguns segundos. Podemos estar tão estressados com nosso serviço que fazemos coisas sem pensar. Já quando trabalhamos no que gostamos, nossa atenção fica muito maior. Prestem atenção nisso.

Como esse estado começa cerca de 30 segundos antes de o erro ser cometido, os cientistas afirmam que um sistema de alerta poderia ser criado para que a pessoa permaneça mais concentrada e tenha mais cuidado.

Saiba o motivo de a Água apagar o fogo

Logo que a água entre em contato com o objeto em chamas, a água se transforma em vapor. Para transformar a água em vapor, o objeto perde calor. Primeiro o objeto cede calor para a água provocando um aumento em sua temperatura ( denominamos este calor de calor sensível. Para a água é de 1 cal/g C).
Depois, a água entre em ebulição e se transforma em vapor ( denominamos de calor latente de vaporização. Para a água é de 500 cal/g).
Assim, a água acaba esfriando o corpo aquecido. Como o vapor produzido ocupa um espaço centenas de vezes maior em volume do que a água que o produziu, ele envolve o objeto e impede a renovação do ar. Sem o ar a combustão é impossível. Estes processos ocorrem simultaneamente.

Parto cesariana pode causar diabetes na criança? Leia aqui e saberá a resposta.

Olha, parabéns as mulheres. Aguentar um parto a cesariana é digno de palmas.
É digno sim! Dúvido que algum homem iria aguentar o que elas aguentariam. Eu sou homem e falo que abrir minha barriga pra tirar seja lá o que for dela me amendronta. Amendronta elas também, mas ela tem a vantagem (ou desvantagem, no caso) de serem obrigadas a isso, caso não tenha como haver o parto normal.
Mas, quem aqui sabia que partos a cesariana podem aumentar o risco dos bebês terem diabetes? Poisé, é verídico esse fato.
O contato com a bactéria hospitalar juntamente ao parto cesariana, pode aumentar em 20% as chances da criança desenvolver diabetes do tipo 1. Isso é grave? Muito, logicamente. Tá certo que a média é de 3 crianças a cada mil, mas para quem acha essa estatística "baixa", deve rever seus conceitos. Para efeito de comparação rápida, para não ser considerado um caso a ser estudado, deveria ser 1 criança a cada 100 mil. É muita diferença mesmo.
Um dos motivos de se ter chegado a essa conclusão, foi o fato de que foram analisados alguns estudos já publicados sobre crianças que nasceram através de cesariana, sendo que boa parte delas adquiriram a doença.
Outro fato importante é que os bebês que nascem por cesariana são expostos primeiro à bactéria proveniente do hospital, e não à da mãe, dada a tamanha importância da mãe nesse momento.
Portanto, as mamães lendo esse artigo, se caso for feito uma cesariana, tomem nota dessa leitura na hora do parto.