Dormir no domingo é o pior sono, diz estudo.

Uma pesquisa feita em uma rede de hotéis britânicos, revelou que a noite de domingo é a pior noite de sono da semana.
O estudo, que analisou 3,5 mil adultos, descobriu que quase 60% dos trabalhadores estudados têm a pior noite de sono no domingo.
Mais de 25% dos pesquisados admitem que pedem um dia licença na segunda-feira depois de ter uma noite de sono interrompida.
A pesquisa também descobriu que cerca de 80% das pessoas dormem melhor na noite de sexta-feira, no final da semana de trabalho.
Neil Stanley, especialista em sono do Hospital da Universidade de Norfolk e Norwich, afirma que a preocupação com o trabalho é uma das razões para uma noite sem sono, mas não é a única.

"Os padrões de sono foram bagunçados pelo fato de as pessoas dormirem até tarde ou ficarem acordadas até tarde da noite; as pessoas não fazem muita atividade física ou mental no domingo e há probabilidade de uma grande refeição que vai pesar no estômago", disse.
Para o especialista, a melhor forma de combater a insônia na noite de domingo é permanecer acordado e ativo durante o dia e manter padrões de sono constantes.
"O que o seu corpo quer de verdade é ir para a cama e acordar na mesma hora todos os dias", diz o especialista.
O sono interrompido é considerado uma das principais causas da falta de concentração no trabalho, do aumento da irritabilidade em relação a chefes e até mesmo de funcionários que cochilam em suas mesas de trabalho.
Cerca de metade dos pesquisados afirmaram que sofrem com a falta de concentração, que provoca erros.
Um em cada três dos pesquisados diz que ficou irritado com seus chefes e colegas e um quinto afirma que cochilou em algum momento.
Segundo outras pesquisas realizadas com o mesmo intuito que essa, mais de 23 milhões de trabalhadores britânicos afirmam que perdem uma hora de sono a cada noite, pois temem a hora de ir para o trabalho no dia seguinte.
Os pesquisados apontaram como causa o fato de lidar com um chefe difícil, participar da apresentação de um projeto ou ter perdido um prazo para entregar um trabalho.

Já no meu caso, em particular, posso estar ou não em uma empresa, que sempre meu sono de sábado para domingo e domingo para segunda, principalmente, sempre foram péssimos. Quando tenho que entregar algo no trabalho, ou sei que tem problema pra mim resolver na segunda, não tou nem aí. Mando tudo ir se f*d*r e pronto, tento ter pelo menos um dia relativamente agradável com minha família. Mas isso varia de pessoa pra pessoa...

Vírus da gripe possui "capa protetora"

Há uma razão para que a gripe seja uma doença de tempo frio. Cientistas descobriram que os vírus transmissor da gripe têm uma espécie de capa que os protege ao endurecer quando há baixas temperaturas. Essa capa é constituída por um material gordo.
Cientistas norte-americanos deram passos significativos no conhecimento dos mecanismos da gripe, que poderão ajudar ao desenvolvimento de novos medicamentos para tratar a doença. Eles recorreram à ressonância nuclear magnética para observar o revestimento dos vírus. Através dessa técnica de imagem puderam entender melhor o mecanismo de auto-protecção do agente transmissor da gripe.

O estudo, que foi realizado por uma equipe do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano, mostrou que a capa dos vírus é feita de um material gordo. Este endurece com baixas temperaturas. Mas, ao entrar no aparelho respiratório, o revestimento protector derrete e deixa o vírus em contacto com as células, que vão ficar infectadas. Há, assim, uma fase líquida do vírus que lhe confere a agressividade. Os vírus não se reproduzem por si; têm, isso sim, que encontrar uma célula e penetrar nela, usando-a para se reproduzir ao injetar-lhe o seu material genético.
Segundo Joshua Zimmerberg, cientista que lidera o grupo da pesquisa, o revestimento consite numa proteína, a hemaglutinina, contra a qual são desenhadas as vacinas antigripais. É da letra inicial da proteína, o H, que os cientistas retiram a designação dos diversos tipos de gripe, incluindo a aviária H5N1. A hemaglutinina fica em estado líquido quando se encontra dentro da célula, um ambiente quente. Se a temperatura arrefecesse, esta proteína voltaria a solidificar, num processo semelhante à cristalização.
Tal processo é lento, decorrendo à medida que a temperatura desce entre os 40 graus e os quatro graus. Num ambiente exterior a temperaturas mais elevadas, a camada protetora derrete e o vírus morre, a não ser que se encontre alojado numa pessoa. Os cientistas adiantam que a sobrevivência do vírus se deve às características dessa carapaça protectora que, sendo formada por um lípido (matéria gorda), resiste também à ação de alguns detergentes. Assim, a temperaturas baixas, será mais difícil nos livrar do vírus ao tentar erradicá-lo lavando as mãos.
Esta explicação sobre o revestimento dos vírus resolve a frequente pergunta sobre a sazonalidade da gripe, sabendo-se que o Inverno é a sua estação preferida. Os vírus da gripe, tal como os de outras doenças respiratórias, são transmitidos através de pequenas gotículas, espalhadas sobretudo através da tosse e espirros.

Estudo diz que quem nasce na primavera é sucetível ao suicídio

Agora para morrer existe época. Um estudo realizado pelo Jornal Britânico de Psiquiatria, comento que as pessoas nascidas na primavera e no verão são mais propensas ao suicídio que as nascidas no outono e no inverno.
De acordo com números publicados na edição, as pessoas nascidas durante os meses com mais luz têm 17% mais chances de dar fim às suas vidas, em particularidade as mulheres.
Após estudar mais de 26.000 suicídios registrados na Inglaterra entre 1979 e 2001 entre pessoas nascidas entre 1955 e 1966, os cientistas constataram, por exemplo, que os nascidos em abril, maio ou junho eram mais suscetíveis que os demais, com 29,6% de tendências suicidas no caso das mulheres e 13,7% no caso dos homens.
Este estudo parece confirmar precedentes segundo os quais as pessoas dependentes de álcool ou vítimas de alterações afetivas são mais propensas a terem nascido na primavera ou no início do verão.
Isto contradiz, no entanto, estudos segundo os quais as vítimas de esquizofrenia, que representam 5% dos suicidas a cada ano, nascem com freqüência no inverno.

De toda forma, minha opinião é que isso não é verídico. Nascer em época de mais ou menas luz não interfere no raciocínio da pessoa, sobre o que ela fará ou não com seu futuro e, claro, com sua vida. Apenas anormais com problemas psicológicos, ou pessoas que sofreram fortes pressões na vida e stresses terríveis possuem esse pensamento, ou o já tiveram um dia.
Talvez possa existir um fundamento para isso, mas as possibilidades, na minha opinião, sou bem pequenas.

Saiba como evitar, em boa parte, as dores de cabeça

Quem se queixa que possui dores de cabeça, esquece de lembrar que todas as pessoas, pelo menos uma vez na semana, possui uma certa dor na cabeça. Um pouco de dor de cabeça é normal, é apenas consequência de algo que fez e que lhe alterou o fluxo de sangue cerebral, provocando uma diminuição e aumento sucessivo dos vasos sanguíneos, que, ao tocarem nos nervos provocam dor.

As dores de cabeça são provocadas por fatores genéticos hereditários, e não têm causa aparente. Mas sua grande parte são provocadas por maus hábitos. Para manter a sua cabeça sem dor, leia o abaixo:

1º - Durma mais
Se não quer ter dores de cabeça durma bem. Isto proteja a sua massa cinzenta de se cansar e ficar inflamada, melhorando o fluxo sanguíneo cerebral.

2º - Beba mais água
Durante o dia e sobretudo antes de praticar exercícios, beba um pouco de água. Este procedimento mantem o fluxo sanguíneo cerebral, prevenindo dores de cabeça.

3º - Não salte refeições
Quando o seu corpo necessita de alimentos, existem alterações de níveis de glicose. Isto provoca a expansão dos vasos sanguíneos cerebrais. Coma de duas em duas horas, e manterá a relação entre níveis de açucar / cérebro sobre controle.

4º - Observe quais alimentos lhe provocam dores de cabeça
Cafeina, queijo, vinho, cebolas – todos estes alimentos expandem as artérias e veias, provocando por vezes dores de cabeça.

5º - Não fume
O dioxido de carbono impede o oxigénio de chegar ao cérebro, provocando dores de cabeça.

6º - Se alimente periodicamente com açucar
Experimente beber um batido de frutas como primeira bebida da noite, ou espalhe um pouco de mel numa bolacha.

7º - Não fique irritado
Manter-se calmo fará com que o fluxo de sangue cerebral fique estável, evitando dores de cabeça.

Nariz e orelhas nunca param de crescer

O nariz e as orelhas nunca tem seu crescimento definitivo. Como o tecido que forma o nariz e orelhas é cartilaginoso, isso permite que cresça até mesmo quando o indivíduo torna-se adulto. Daí agora sabemos o motivo de o porque o nariz e as orelhas de um "jovem" idoso são maiores do que quando era jovem...
A face também encolhe porque os músculos da mastigação se atrofiam com a perda dos dentes.

Por isso que eu digo: Cuidem de seus dentes!

Vocês sabiam que...

A cárie é uma doença transmissível? Então, os responsáveis devem evitar compartilhar talheres, assoprar comida, beijar as crianças na boca ou limpar a chupeta com a saliva, pois através destes objetos a bactéria causadora da cárie pode ser transmitida entre as pessoas.

Existem muitos alimentos que são bons para os dentes, seja por sua consistência mais fibrosa que auxilia na limpeza dos dentes, ou por sua composição que pode fortalecer a formação dos dentes ou protege-los (alimentos ricos em Flúor) podemos citar como exemplos: ovos, leite, frutas, carne, verduras, peixe,etc.

Para limpar os dentes devemos usar a escova e um pouco de creme dental com flúor, escovando da gengiva em direção aos dentes. Devemos escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, principalmente antes de dormir, pois durante o sono a produção de saliva diminui e portanto a auto-limpeza da boca não é tão eficiente.

Uma das causas mais comuns para o mau hálito, também chamado halitose, é a saburra lingual. A saburra lingual, nada mais é que a placa bacteriana, bactérias e restos de alimentos, que se acumula sobre a língua. Portanto escovar a língua é uma das formas de evitar a halitose visto que dessa forma eliminamos a saburra lingual.



Poisé... eu não sabia disso.

Fruta Romã pode prevenir avanço da próstata

Uma velha equipe de investigadores da Universidade de Wisconsin, nos EUA, em seus estudos, revelaram que o sumo da romã poderá ajudar a diminuir o avanço do cancro da próstata. O trabalho foi publicado na revista academica Proceedings of the National Academy of Sciences (Procedimentos da Academia Nacional de Ciências).
Com base em testes realizados, a equipe constatou que houve uma grande redução no ritmo de multiplicação desse tipo de células cancerígenas na presença do extrato do fruto.
Segundo a BBC, algumas pesquisas anteriores mostraram que o extrato ajudava a combater tumores na pele de ratos e reduzia os riscos de doenças cardiovasculares.

Cheiro de suor masculino relaxa as mulheres

Isso mesmo. Cheirar o suor do sovaco de um mulambo qualquer aí (leia-se homem...) acalmou mulheres...

O suor também deslocou o ciclo menstrual e tal descoberta pode dar origem a drogas derivadas de transpiração para manipular a fertilidade feminina.
"O sovaco contém feromônioss fisiologicamente ativos" afirmou o químico Georfe Preti, do Monell Chemical Senses Center da Filadélfia. Estas substâncias modificadoras do comportamento - que no mundo animal são comuns - podem influenciar o cérebro, e em decorrência o corpo, sem ao menos termos dado conta disso.
Por seis horas as mulheres voluntárias foram expostas a feromônios concentrados de sovacos viris - cuidadosamente mascarados por fragâncias. Os níveis de hormônio luteinizante, uma chave para o ciclo mestrual, foram monitorados.
A exposição ao odor masculino acelerou a chegada do próximo ´rush´ de hormônios, é o que afirma o grupo de pesquisa de Georfe Preti.
As voluntárias também disseram sentir-se menos tensas e mais relaxadas enquanto cheiravam o suor. Ambos efeitos podem ser uma regressão ao impulso primitivo.
Homens e mulheres das cavernas caçadores-coletores muito ocupados deveriam ter pouco tempo para aproveitar a compania um do outro. O sistema reprodutor da mulher das cavernas pode ter evoluído para estar pronta para seu amado, deslocando os níveis hormonais em resposta a seu cheiro, concorda o pesquisador de feromônios Charles Wysocki, também do centro Monell. "Mulheres podem responder a sinais ambientais para aumentar o sucesso da reprodução", afirma ele.
Mas tudo isso é bastante especulativo, mas a observação do relaxamento das mulheres submetidas ao odor podem também aumentar as chances de reprodução. Uma mulher relaxada é mais facilmente receptiva ao homem, sugere Wysocki.
"Isto apresenta uma dicotomia", diz Ivanka Savic do Karolinska Institute em Estocolmo, que estuda o efeito dos feromônios no cérebro. Um visível lívre arbítrio dos encontros modernos pode estar comprometido pelas nossas necessidades ancestrais. "Nossa biologia é primitiva mas estamos vivendo em um mundo sofisticado", afirma ela.
As descobertas podem ser boas notícias para casais querendo maximizar suas chances de concepção. Uma vez que os feromônios ativos sejam identificados e isolados os pesquisadores podem estar aptos a modificar a produzir uma nova geração de drogas potentes para fertilidade, especula Preti. Nas pesquisas para novas drogas, "pessoas tem procurado em florestas e nos mares," diz ele. "Mas algumas substâncias químicas fisiologicamente ativas podem estar bem embaixo do braço.".

Bebês choram sem lágrimas...

As lágrimas, responsáveis pela lavagem e lubrificação dos olhos, só começam a ser produzidas a partir dos dois meses de idade. Antes disso, o bebé realmente chora "a seco".
Nesses primeiros 60 dias de vida, o que protege os olhinhos do bebé é o fato de ele passar a maior parte do tempo dormindo.

Pupila é na verdade um "buraco" no olho.

A pupila do olho humano é, na verdade, um orifício por onde a luz entra no globo ocular. Muitos já devem ter reparado que ela varia de tamanho dependendo da luz ambiente, quando este tem muita claridade ou quando existe escassez de luz.

No caso quando existe pouca luminosidade, ela fica com maior abertura, fazendo com que uma maior quantidade de luz possa entrar no globo ocular.

Em ambientes com excesso de luz, a pupila fica com menor abertura, causando o efeito reverso, que é diminuir a entrada de luz nos olhos.

Essa abertura é controlada pela íris (a parte colorida do olho), que é dotada de músculos com controle automático, o qual não podemos obter controle.

Cérebro em conflito com razão e emoção

O cérebro humano enfrenta um conflito permanente entre o seu centro de emoção, que procura a satisfação imediata, e a zona da razão, que privilegia os objetivos a longo prazo, revela um estudo publicado em uma revista dos EUA.
Elaborado por investigadores de quatro universidades, o estudo revelou que duas áreas do cérebro humano disputam permanentemente o controle do comportamento de uma pessoa avaliando as decisões entre a satisfação imediata e os objetivos a longo prazo.
O estudo em questão faz parte da neuro-economia, uma disciplina emergente que analisa os processos mentais e neurológicos ligados às decisões micro-económicas do consumidor atual.
Deste modo, os investigadores examinaram particularmente as opções de consumo, concluindo que as escolhas de curto prazo são menos racionais que as decisões tomadas a longo prazo.

Motivo de as grávidas sentirem desejo por certos alimentos

Porquê? Bom, isso ocorre por três fatores, tais quais atuam em conjunto.
O primeiro deles é o emocional. Abner Neto, obstetra da UNIFESP, comenta que isso ocorre “principalmente na primeira gravidez, visto que a mudança corporal e os ainda desconhecidos papéis social e afetivo que a mulher exerce como mãe fazem com que ela sofra alterações no comportamento. Muitas gestantes têm regressão psicológica, ficam infantilizadas, e isso também muda hábitos alimentares, dando a vontade de comer certos alimentos que antes ela não costumava digerir".
O segundo fator é hormonal. O HCG (gonadotrofina coriônica humana) e o progesterona, hormônios que regulam as funções da gravidez, alteram o organismo — e o apetite — da mulher grávida. Para completar, a falta de alguns nutrientes também desperta vontades específicas.
Abner ainda comenta: “Existem desejos comuns, como comer morango e jaca. Já vi casos de mulheres que queriam mastigar gelo, comer terra e até beber o sangue do marido, possivelmente por falta de ferro no organismo”.


Opinião pessoal: se essas mudanças de hábitos alimentares causam isso em uma mulher, imagina o que causava a milhões de anos atrás em algum dos dinossauros T-rex... melhor nem pensar.

Ferrugem não é a causa do tétano

Através da associação errônea, criou-se a noção de que a ferrugem é a causadora do tétano. O tétano é a toxina secretada pela bactéria que existe na terra contaminada pelo esterco de animais domésticos.
A bactéria pode sobreviver por muitos anos no solo, e o contato com um corte ou ferida (através de qualquer objeto no local) pode causar a infecção.

Ditos populares sempre afirmaram que o tétano, na maioria das vezes, pra não dizer sempre, aparecia por causa que "alguém" teve contato direto com a ferrugem, ou, melhor dizendo, se machucou com algum pedaço de ferro enferrujado.

Um homem pode dar a luz?

Na teoria isso é possível sim, mas é muito arriscado. Há casos de mulheres sem útero que engravidaram, mas em consequência disso também perderam o bebê. O homem submetido a essa experiência um tanto "diferente" com certeza teria dificuldades de sobreviver.
O que não seria problema é a fecundação do óvulo pelo espermatozóide, que poderia ser feita num laboratório. Depois, o embrião seria transferido para um espaço na região abdominal entre vários órgãos do futuro papai. Para as chances do feto crescer serem maiores, o recomendado seria escolher um homem castrado, porque ele produziria pouca testosterona, já que esse hormônio que é inadequado para o bebê.
O grávido (Seria engraçado perguntar para um homem se ele tá "grávido"...) teria ainda que receber uma alta dose de hormônios femininos. Mesmo assim, o parto ainda seria perigoso. A placenta provavelmente se fixaria no rim, fígado ou outro órgão abdominal e a hemorragia na hora da cesariana poderia ser fatal, comenta Abner Lobão,ginecologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
A criança também correria sérios riscos de morte, pois poderia ter deformações físicas gravíssimas, além de grandes chances de apresentar problemas pulmonares e de desenvolvimento.

Chimpanzés ganham em teste de memória

Alguns investigadores japoneses descobriram que os chimpanzés conseguem melhores resultados do que os humanos em testes de memória de curta duração.
Os cientistas opuseram três chimpanzés adultos e três chimpanzés juvenis contra grupos de estudantes universitários num teste de dificuldade crescente à memória de curta duração, diz uma matéria local.
Os estudantes foram os primeiros a falhar, seguidos dos chimpanzés adultos e, por último, dos chimpanzés juvenis. «Ainda há muitas pessoas, incluindo biólogos que crêem que os humanos são superiores aos chimpanzés em todas as funções cognitivas», disso Tetsuro Matsuzawa, professor da Universidade de Kyoto, à "The Press Association".
«Ninguém consegue imaginar que os jovens chimpanzés de cinco anos de idade tenham melhor desempenho numa tarefa de memória do que os humanos», acrescentou.
O teste consistiu na exibição de símbolos que representavam os números de um a nove, numa determinada ordem. Os símbolos foram mostrados num ecrã durante alguns segundos e depois substituídos por caixas brancas, que tinham de ser pressionadas na ordem certa. O intervalo de tempo durante o qual os números eram exibidos foi diminuindo gradualmente, sendo que os chimpanzés mais jovens apenas precisaram de um único relance para acertar na maioria do teste.
O estudo, publicado na "Current Biology" (Biologia de Hoje), concluiu que os chimpanzés alcançaram uma taxa de precisão de 80% à média de um quinto de segundo, contra 40% dos humanos.
O professor Matsuzawa acredita que este fato se deve a uma habilidade inata dos antepassados dos chimpanzés que os humanos perderam quando desenvolveram a fala, e que os chimpanzés mais velhos tiveram uma atuação piot porque a sua memória estava ocupada com outros processos.

Mulher passa 2 anos na privada

A polícia dos EUA analisa a possibilidade de acusar formalmente o namorado de uma americana de 35 anos que passou grande parte dos últimos dois anos sentada em um vaso sanitário. O homem só chamou a polícia depois que a mulher ficou presa no banheiro.
De acordo com o jornal local da cidade, Pam Babcock, namorada do rapaz, teve sua grudada na privada devido ao tempo extenso que ela passou sentada nela.
Segundo o xerife do Condado de Ness, Bryan Whipple, a mulher se recusou inicialmente a buscar atendimento médico de urgência, mas foi convencida pela polícia a ir a um hospital. (Que levassem o vaso junto oras... xD)
"Nós soltamos a tampa do vaso usando um pé-de-cabra e ela foi levada ao hospital junto com a tampa grudada na pele, onde ela foi retirada", disse Whipple, de acordo com o jornal.
Segundo o xerife, investigadores devem entregar um inquérito à Justiça, que determinará se será apresentada uma acusação formal contra o namorado, Kory McFarren, 36.
Ele disse à polícia que dava água e comida a Babcock e pedia a ela que saísse do banheiro.
"A resposta dela era sempre: 'Talvez amanhã'", disse Whipple. "Segundo ele, ela não queria sair do banheiro". McFarren disse à Associated Press que não poderia ser responsabilizado pelo ocorrido. "Ela é adulta, e tomou sua própria decisão. Eu deveria ter procurado ajuda antes, admito. Mas, depois de um certo tempo, você de certa forma se acostuma", disse para a imprensa.
Autoridades locais falam que Babcock passou os dois últimos anos no banheiro, McFarren diz não ter certeza de quanto tempo ela passou sentada no vaso sanitário. "Um dia, ela entrou no banheiro e ficou lá por um tempo. No dia seguinte, ficou um pouco mais. Depois, ela se convenceu de que ficaria ali, era um lugar seguro para ela", disse o namorado.
Segundo McFarren, ela sofria de uma fobia devido a maus tratos sofridos na infância.
Dono de uma loja de antiguidades, ele diz que cuida de Babcock há 16 anos, tempo em que moram juntos.
McFarren chamou a polícia em 27 de fevereiro, dizendo que "havia algo errado" com sua namorada.
A polícia encontrou Babcock sentada no vaso, com as calças abaixadas. Ela estava "desorientada" e suas pernas pareciam atrofiadas, de acordo com Whipple.
"Ela disse que não precisava de ajuda, que estava bem e não queria sair de lá", disse o xerife.
Ela foi encaminhada a um hospital em Wichita, cidade próxima.
Segundo Whipple, ela se recusou a cooperar com as equipes médicas e com policiais.
McFarren afirmou que a namorada sofre de uma infecção nas pernas que danificou seus nervos, e que ela não sente as pernas. Ela pode ter que usar uma cadeira de rodas.

Opinião pessoal: Doença mental heim... tanto lugar pra ficar parado dois anos (cama, sofá... até mesmo no chão seria mais confortável...) e fica no vaso... loucuras...

Formigas traiçoeiras?

Uma nova pesquisa comenta que as formigas são traiçoeiras, egoístas e corruptas, contrariando a imagem de insetos de convivência harmoniosa e com predisposição para colocar o bem da comunidade acima de preocupações pessoais.
Os pesquisadores Bill Hughes, da Universidade de Leeds, no Reino Unido, e Jacobus Boomsma, da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, descobriram que determinadas formigas conseguem burlar o sistema, garantindo que seus filhotes se tornem rainhas reprodutivas ao invés de operárias estéreis.
"A teoria aceita era de que as rainhas eram produzidas só por criação: certas larvas recebiam determinados alimentos para que se desenvolvessem de forma a se tornar rainhas e todas as larvas poderiam ter essa oportunidade", explicou Hughes.
"Mas nós realizamos uma identificação de DNA em cinco colônias de formigas-cortadoras e descobrimos que os filhotes de alguns pais têm maior probabilidade de se tornarem rainhas do que de outros. Estas formigas têm um gene ou genes 'da realeza', que lhes dá uma vantagem injusta e permitindo que tapeiem muitas de suas irmãs altruístas em sua chance de se tornarem rainhas", diz ele.
Mas o que intrigou os cientistas foi que essas linhagens genéticas "reais" sempre foram raras em cada colônia.
Hughes diz: "A explicação mais provável tem que ser que as formigas estão tomando medidas deliberadamente para evitar serem detectadas. Se houver um excesso de formigas de uma linhagem genética se tornando rainhas em uma única colônia, as outras formigas notarão isso e poderão tomar uma medida contra elas."
"Então nós achamos que os machos com estes genes 'reais' evoluíram para, de alguma forma, propagar seus filhotes por mais colônias e, assim, escapar da detecção. A raridade das linhas reais é, na verdade, uma estratégia evolutiva para que os tapeadores escapem do destino de ser reprimidos pelas massas altruístas que exploram."
Umas poucas vezes por ano colônias de formigas produzem machos e novas rainhas que saem do ninho em busca de novos parceiros para reprodução. Os machos morrem pouco depois do acasalamento e as fêmeas fundam novas colônias.
Mas a descoberta dos cientistas prova que, embora colônias de insetos sociais freqüentemente sejam citadas como prova de que sociedades possam ser baseadas em igualdade e cooperação, elas não são tão utópicas quanto parecem.
"Quando estudamos insetos sociais como formigas e abelhas, com freqüência é o aspecto cooperativo de sua sociedade que aparece primeiro", disse Hughes.
"Mas, quando você examina mais de perto, pode ver que há conflito e tapeação --e, obviamente, a sociedade humana também é um exemplo primordial disso. Acreditava-se que as formigas eram exceção, mas nossa análise genética mostrou que a sociedade delas também é abundante em corrupção --e corrupção real!", afirma.
A pesquisa foi financiada pela Fundação Carlsberg e publicada na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences".


Fonte: Folha

Como surgem as pérolas

Grande parte das jóias que conhecemos, são confeccionadas usando-se metais e pedras preciosas encontradas no solo. Mas, as pérolas são encontradas dentro de uma criatura viva, conhecida como Ostra. A Ostra usa as pérolas para se proteger de substâncias estranhas, dado o processo biológico que passam.
As ostras não são os únicos moluscos que podem produzir pérolas: mexilhões e amêijoas (amêijoas são um tipo de mariscos), também produzem pérolas, mas isso ocorre muito raramente. A maioria das pérolas são produzidas pelas ostras, tanto em ambientes de água doce quanto de água salgada.
Ostras são bivalves, o que significa que suas conchas são formadas de duas partes, as valvas. As valvas das conchas são mantidas juntas por um ligamento elástico. Este ligamento é posicionado onde as valvas se juntam, e usualmente as mantém abertas para que as ostras possam se alimentar.
O que encontramos dentro da parte interna da ostra é:

boca (palpus)
estômago
coração
intestinos
guelras
ânus
músculo abdutor
manto


Juntamente com o crescimento da ostra, sua concha também aumenta em tamanho. O manto é um órgão que origina a concha da ostra, usando os minerais dos alimentos. O material criado pelo manto é chamado madrepérola. A madrepérola alinha o interior da concha.
A formação de uma pérola natural começa quando uma substância estranha desliza para dentro da ostra, entre o manto e a concha, o que irrita o manto. A reação natural da ostra é cobrir esta irritação para se proteger. O manto cobre a irritação com camadas da mesma substância de madrepérola, que é usada para criar a concha. Isto eventualmente forma uma pérola.
Portanto, uma pérola é uma substância estranha coberta com camadas de madrepérola. A maioria das pérolas que vemos nas joalherias são objetos bem redondos, e são as mais valiosas. Nem todas as pérolas se saem tão bem assim. Algumas pérolas possuem um formato irregular - estas são chamadas pérolas barrocas. As perolas, como você provavelmente já notou, possuem grande variedade de cores, incluindo branca, preta, cinza, vermelha, azul e verde. A maioria das pérolas podem ser encontradas por todo o mundo, mas as pérolas pretas são nativas do sul do Pacífico.
As pérolas cultivadas são criadas pelo mesmo processo que as pérolas naturais, mas claro, com uma mãozinha dos criadores. Para criar uma pérola cultivada, o criador abre a concha da ostra e faz uma pequena fenda no tecido do manto. Pequenas irritações são então inseridas por baixo do manto. Em pérolas cultivadas em água doce, cortar o manto da ostra é o suficiente para induzir a secreção de madrepérola que produz uma pérola sem que para isso um corpo estranho tenha que ser inserido.
Apesar das pérolas cultivadas e naturais serem consideradas de igual qualidade, pérolas cultivadas tem geralmente um valor menor, já que não são tão raras.

Teoria sobre extinção dos dinossauros

Eis uma nova teoria sobre a causa da extinção dos dinossauros: estão dizendo que os insetos provavelmente tiveram um "papel importante" na extinção dos grandalhões, a milhares de anos.
Segundo a pesquisa, publicada no livro What Bugged the Dinosaurs? Insects, Disease and Death in the Cretaceous ("O que incomodou os dinossauros? Doenças e Morte no Cretáceo", respectivamente), as picadas dos insetos provocavam muito sofrimento aos dinossauros.
A nova teoria sugere ainda que os insetos, como as abelhas e outros polinizadores, auxiliaram na disseminação rápida de plantas com flores, esgotando as fontes de alimentação dos dinossauros vegetarianos.
Inicialmente, essa mudança teria dificultado a vida dos dinossauros vegetarianos e posteriormente, dos seus predadores.
O estudo dos cientistas George e Roberta Poinar, da Oregon State University, nos Estados Unidos, sugere ainda que os dinossauros não foram extintos de maneira abrupta, mas que o seu fim foi gradual e teria levado milhões de anos.
"Não sugerimos que os insetos sejam a única causa da extinção dos dinossauros, mas acreditamos que eles tenham papel importante", afirma George Poinar. Ele diz ainda: "Mas os eventos geológicos e catastróficos não explicam sozinhos um processo que levou muito tempo, talvez milhões de anos."
Uma das teorias mais conhecidas sobre o desaparecimento dos dinossauros menciona um impacto de um asteróide sobre a Terra há 65 milhões de anos teria provocado a extinção. Outra teoria bastante aceita é a mudança climática provocada pela erupção de um vulcão na Índia.
Os cientistas analisaram insetos encontrados na resina fossilizada do período Cretáceo em depósitos no Líbano, Canadá e Mianmar.
A pesquisa fez uma reconstrução do ambiente hostil pré-histórico habitado por enxames de insetos. Segundo os pesquisadores, o estudo encontrou vermes intestinais e protozoários em excrementos fossilizados de dinossauros.
De acordo com os autores do livro, as análises mostram como insetos infectados com doenças como a malária, Leishmania e outros parasitas intestinais podem ter provocado a devastação lenta dos dinossauros.
Além disso, os insetos podem ter destruído a vegetação ao espalhar doenças na flora.


Vai saber né...

Pato com o maior "membro"

Comumente, pássaros não possuem pinto (ou pênis, pra alguns. Pra outros, é juninho...)
Mas, no entanto, os "Anceriformes" quebram essa regra.
O macho da espécie Pato de Rabo Duro, da região da Argentina (da espécie Oxyurinae, pequenos patos de bico azul) vem equipado de fábrica com um pênis que pode ser 150% maior que seu próprio tamanho. O pinto do patinho chega a medir em alguns casos até 45 cm! (Pena que o meu é o dobro disso... rs). Alguma turista passando por lá com certeza solta alguns suspiros ofegantes quando vêem a obra do patinho... Talvez você esteja se perguntando o motivo de ser tão grande o pinto do pato. Do "ponto de vista técnico," o tamanho do órgão reprodutivo masculino está completamente supérfluo neste caso. A resposta é: o pato faz isso apenas para se vangloriar. (Safadenhow...)
Para ultrapassar seus competidores rivais, outros animais usam símbolos nos rituais de acasalamento. Por exemplo, um pavão espalhará ao vento as penas brilhantes de sua cauda; outro pássaro, encherá o peito de ar até aparecer maior do que realmente é; um golfinho irá dançar; um homem vai banhar sua amada com presentes. O pato de rabo duro da Argentina aparentemente "decidiu" manter-se simples e usa o pênis como se fosse um símbolo. Em outras palavras, a patinha selecionará o melhor companheiro examinando que genitais exibidas durante os rituais de corte.

Cães Anti-Pirataria

Dois cães da raça Labrador vão ajudar as autoridades da Malásia a encontrar DVDs piratas.
Paddy e Manny foram especialmente treinados para farejar o odor dos químicos utilizados nos DVDs (Puxa vida!!! Vou esconder meus CDs alí e já volto...). Mês que vem (Abril), mês que irão começar a farejação de CDs por aí, eles irão ser a primeira dupla canina anti-pirataria existente no mundo (Que honra.)
Apesar deles não serem capaz de distinguir os DVDs originais das cópias, os cães podem ser uma ajuda preciosa, já que eles podem farejar a distância alguma tendência de fonte pirata em algum lugar da cidade.
Os dois cães foram doados pela Motion Picture Association of America (MPAA), a associação que defende os interesses da indústria cinematográfica norte-americana, que gastou menos de 24 mil dólares na sua aquisição e treino. Mike Ellis, diretor do projeto canino, mencionou que fez isso com bastante convicção, e que credita o sucesso futuro aos farejadores de CDs.
A Malásia está entre os países que mais possui pirataria em todo o mundo.
Com a colaboração os bichos, a polícia do país pretende acabar com essa situação em que se encontram.

Porquê a aranha se encolhe quando morre?

Esse fato ocorre em um processo, tal qual é chamado de "Rigor Mortis". Não é só nas aranhas que isso existe, mas em todos os seres vivos que possuem ar no pulmão ou nas traquéias, ou seja lá onde for (se fosse ser morto não teria ar... drrr pra mim.)
Mas cada espécie possui sua maneira de apresentar esse processo.
O rigor mortis causa uma forte contração no organismo, por causa do do cálcio acumulado nas células dos músculos. Nas aranhas, como os músculos passam entre o seu exoesqueleto, quando se contraem provocam o encolhimento das suas "oito pernas".
Pedro Gnaspini, zoólogo do IBUS (Instituto de Biociências da Universiadade de Sampa), comenta que não é só nas aranhas que isso ocorre, mas também com todos os artrópodes. Um exemplo disso é o escorpião. Ele comenta também que, pelo fato das articulações se enrijecerem, se alguém mal intencionado for tentar esticar a perna da coitada morta, a perna se quebra. (Que maldade...)

Reino Unido terá o maior santuário de borboletas

Alguns naturalistas comprometeram-se a construir na Inglaterra o maior santuário do mundo para borboletas.
David Attenborough e David Bellami, os criadores do projeto, disseram que o santuário é uma grande necessidade. O projeto contará com 12 jardins, o qual se expandirá numa área equivalente a 11 hectares. Mas o projeto, já que não é muito humilde, também contará com um preço nada humilde também: está cotado para o orçamento cerca de 12 milhões de euros. (Me empresta um pouco disso...)
Várias espécies ao longo dos anos vem sendo dizimadas. Já outras centenas estão ameaçadas de serem extintas do mapa de vez, deixando assim váris ambientalistas preocupados, surgindo então essa questão do santurário.
ttenborough, um dos que estão no projeto, mencionou que "o desaparecimento contínuo é uma forma de termos certeza que a deterioração ambiental não é só em certos lugares do mundo, mas sim em praticamente todo o globo. Medidas emergenciais estão sendo tomas para que as próximas gerações vivam por um longo tempo também."
Sempre um projeto desses tem um idealizador, e o nome dele é Clive Farrel (não, não é parente do ator colin farrel). Esse indivíduo já criou outros lugares para que outras espécies também fossem preservadas.
O santuário terá seu início em 2009 e cotado para ter término em 2011. O motivo do tempo é a grandeza do projeto, que realmente é interessante: Dez mil borboletas de 250 espécies diferentes voarão livremente dentro de uma enorme cúpula. O santuário ficará perto da cidade inglesa St. Albans.